Rammstein: nova polêmica após acusações de assédio

Mesmo após pesadas acusações de assédio contra o vocalista Till Lindemann, a banda alemã Rammstein ainda se encontra realizando turnês, que no momento, passam pela Europa, incluindo três shows em Berlim, a serem realizados em julho deste ano, já com ingressos esgotados.

As acusações também apontam que os abusos do músico aconteciam com o conhecimento e ajuda dos demais membros do grupo e da organização dos eventos. Todos negam as acusações. O caso de Lindemann está sob investigação da Promotoria de Berlim.

Porém, manifestantes vem se articulado para barrar as apresentações da banda em Berlim por meio de petições, que contaram com a assinatura de cerca de 100 mil pessoas. “Berlim não deve ser ponto de exploração sexual”, diz o texto de uma das petições.

O cancelamento das apresentações também é apoiado por representantes do governo alemão. O encarregado do governo pelo combate ao antissemitismo, Felix Klein, revelou, em entrevista ao Funke Mediengruppe, que apoia o cancelamento pois é preciso levar as denúncias a sério.

“Deveríamos levar a sério as mulheres que fizeram as denúncias, assim como deveríamos levar a sério judias e judeus quando o assunto é antissemitismo. Não podemos permitir que os limites do que pode ser dito e feito sejam continuamente testados – mesmo quando isso acontece sob o pretexto da liberdade artística”, comentou Klein.

É pouco provável que o cancelamento dos shows aconteça, tendo em vista que esta situação não abalou a reputação da banda, que ainda figura nas paradas de sucesso com seis dentre os 100 discos mais ouvidos. Porém, as festas pós-show, conhecidas como “after”, foram proibidas.

O comunicado foi feito na semana passada pela Senadora de Berlim para Assuntos Internos e Esporte, Iris Spranger.

Mais sobre a banda Rammstein

A banda Rammstein foi formada em 1994 em Berlim, na Alemanha, e se tornou mundialmente conhecida por suas músicas extremamente pesadas e suas performances totalmente teatrais, repletas de efeitos especiais e pirotecnia. Em 2009, eles já haviam vendido cerca de 20 milhões de álbuns no mundo todo.

Musicalmente, a banda se enquadra em um subgênero conhecido como “industrial”, em que se mistura música pesada, com distorções pesadas nos arranjos e batidas na percussão que lembram “máquinas”, com música eletrônica, e se consolidou como um dos maiores nomes do gênero.

Atualmente, o Rammstein possui oito álbuns lançados, além de diversos DVDs e turnês de sucesso, e mesmo sendo uma banda que coleciona polêmicas, principalmente por suas temáticas, certamente possui uma grande legião de fãs ao redor do mundo todo.

Seu álbum mais recente, Zeit, foi gravado em decorrência do adiamento da turnê da banda devido à pandemia de COVID-19 e lançado em abril do ano passado. O álbum recebeu diversos elogios da crítica especializada, sendo considerado um dos melhores albuns de Metal de 2022 pela revista Metal Hammer. Ouça abaixo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.