Nesta segunda-feira (20), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Rainha de Katwe”, uma produção emocionante em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
Na trama, vamos acompanhar Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma jovem de Uganda que fará de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Por ser de origem simples e órfã de pai, Phiona é obrigada a desistir da escola por falta de dinheiro, mas apesar das dificuldades, ela está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma Disney+.
Mais informações de “Rainha de Katwe”
Lançado em 2016, o filme foi dirigido por Mira Nair, com roteiro de William Wheeler, que trouxe como base a história real biografado da obra “The Queen of Katwe: A Story of Life, Chess, and One Extraordinary Girl’s Dream of Becoming a Grandmaster”, de Tim Crothers.
A produção foi estrelada por David Oyelowo (O Silo), Lupita Nyong’o (Pantera Negra) e Madina Nalwanga, que levaram para as telonas a história de Phiona Mutesi, que tornou-se uma Candidata a Mestre após seus desempenhos nas Olimpíadas de Xadrez. Na época que chegou aos cinemas, o longa-metragem não teve um grande alcance comercial e faturou somente US$ 10 milhões nas bilheterias.
No entanto, a produção teve uma boa recepção com o público e com a crítica especializada. No Rotten Tomatoes, o filme possui um índice de aprovação de 94% por parte dos críticos e de 86% por parte da audiência. No consenso geral do site, foi dito que: “Rainha de Katwe é um filme alegre, com inteligência e paixão incomuns, e as atuações excepcionais de Lupita Nyong’o e David Oyelowo ajudam a elevar o filme além de seus clichês.”