Lançado em 2016, o filme “Rainha de Katwe” chegou aos cinemas trazendo uma história emocionante e baseada em fatos reais, sobre uma garotinha de Uganda que tinha o sonho de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.
Na trama, conhecemos Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma jovem que tinha o sonho de se profissionalizar no mundo do xadrez, mas sua realidade dificultava essa realização. Phiona era órfã de pai e precisou largar a escola por falta de dinheiro. No entanto, ela não desistiu do seu sonho e decidiu enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade.
Conheça a história real do filme “Rainha de Katwe”
No filme acompanhamos a história de Phiona, que nasceu na periferia de Katwe, em Uganda. Mesmo com todas as adversidades econômicas e sociais, a jovem conseguiu se tornar uma das primeiras mulheres campeãs de xadrez na história do esporte no país.
Vale ressaltar que mesmo sendo uma obra biográfica, a adaptação cinematográfica teve alguns cortes, mas o resultado final é bem semelhante com a história real. Inclusive, a própria Phiona Mutesi falou um pouco sobre a produção em uma entrevista ao portal IstoÉ, durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto no ano de lançamento:
“Foi sim. Tudo é verdadeiro. Algumas coisas que aconteceram são mostradas de forma ligeiramente diferente na tela. Eu não sei muito bem como um filme é feito, mas imagino ser preciso condensar algumas passagens para não ultrapassar a duração desejada. O importante é que eu me vi na tela. É, sim, a minha vida.”
A trajetória de Phiona tornou-se um exemplo e outras produções já haviam sido feitas sobre a sua história. Em 2011, a Silent Images fez um documentário sobre a jovem que está disponível no Youtube.