O ano começou com uma notícia boa para os fãs de Radiohead. Embora a banda não esteja em hiato, os shows foram deixados de lado para que os membros pudessem focar em seus projetos solos. Porém, 2023 deve ser o ano do retorno do grupo de Oxfordshire.
De acordo com o baterista Phil Selway, a banda irá se encontrar novamente nos próximos meses. “Vamos nos reunir no início do ano e tenho certeza de que vamos começar a olhar para outras ideias, para o que vem a seguir”, disse em entrevista à revista Spin.
A reunião irá comemorar as duas décadas de lançamento do álbum Hail to the Thief, de 2003. O álbum conta com faixas como There There, Go to Sleep e 2 + 2 = 5.
O passado recente do Radiohead
O último álbum de estúdio do Radiohead é de 2016, A Moon Shaped Pool, enquanto a última turnê aconteceu dois anos depois, em 2018. O último lançamento do grupo aconteceu em 2021, quando foi divulgado o KID A MNESIA, projeto comemorativo que une os álbuns Kid A e Amnesiac.
Desde o último álbum da banda, o vocalista Thom Yorke e o guitarrista Johnny Greenwood fundaram o grupo The Smile, ao lado do baterista Tom Skinner, durante a pandemia de Covid-19. Incorporando elementos de post-punk, rock progressivo, Afrobeat e música eletrônica, o grupo lançou seu primeiro álbum em 2022, intituado A Light for Attracting Attention.
Após três anos focado na nova banda, a dupla Yorke e Greenwood deve retornar aos palcos com o Radiohead neste ano.