Quiet on the Set: documentário está disponível no Brasil?
A série documental “Quiet on the Set: The Dark Side of Kids TV”, produzida pelo canal estadunidense Investigation Discovery, está dando o que falar na internet nos últimos dias. Nos Estados Unidos, a série está nos catálogos do Prime Video e do Max, mas ela ainda não tem data de estreia no Brasil.
“Quiet on the Set: The Dark Side of Kids TV”
Ao longo de quatro episódios, a docussérie explora os bastidores tóxicos da Nickelodeon, canal conhecido por séries infantis de enorme sucesso, como “iCarly” (2007-2012), “Drake & Josh” (2004-2007) e “The Amanda Show” (1999-2002).
O depoimento mais impactante da série foi do ator Drake Bell (“Drake & Josh”), que revelou ter sido abusado sexualmente por Brian Peck, que trabalhava como coach de diálogo em “All That” (1994-2020). Bell, que tinha por volta de 16 anos, denunciou Peck anonimamente na época, e Peck foi condenado, mas passou apenas 16 meses na prisão.
Grande parte da produção foca nas histórias envolvendo Dan Schneider, produtor e criador das séries que comentamos acima e de muitos outros sucessos do canal. Schneider, que saiu ou foi demitido da emissora em 2018, entrou em foco principalmente por causa de acusações de comportamento perturbador com o elenco das séries, na maioria, menores de idade.
Jennette McCurdy, que interpretou a Sam em “iCarly”, afirmou em sua autobiografia, “Estou Feliz que minha mãe morreu”, que Schneider – a quem ela se refere apenas como “O Criador” – fez uma massagem nela sem seu consentimento e a pressionou para usar um biquíni em um ensaio de fotos e para beber nos bastidores, mesmo com ela sendo menor de idade.
Outro fato citado no documentário são as várias piadinhas de cunho sexual que ele escrevia em suas séries, a maioria delas sendo performadas por atores menores de idade. Existem várias compilações na internet dessas sequências e de momentos por trás das câmeras em que os atores pareciam desconfortáveis com a presença de Schneider.
O produtor também foi acusado de discriminação de gênero e de racismo por trás das câmeras, não apenas com atores, mas outros membros da equipe, como roteiristas.
Fonte: We Got This Covered e Looper.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.