Com o passar dos episódios, The Last of Us tem expandido seu universo. Embora os Vagalumes tenham sido apresentados logo no primeiro episódio, a série fez questão de nos revelar detalhes do grupo pouco a pouco, em doses bastante comedidas.
Assim como visto nos trailers, temos algumas amostras dos Vagalumes e de sua insígnia sendo pintada ao redor do mundo. Trata-se de um grupo revolucionário – ou facção rebelde – a qual boa parte dos personagens apresentados nos jogos estão ligados de alguma forma.
Os Vagalumes – ou fireflies, no original – se opuseram ao grupo FEDRA (Agência Federal de Resposta a Desastres). Quando houve o colapso da sociedade, a Agência tomou o controle das Forças Armadas do país e declarou a lei marcial, criando zonas de quarentena.
The Last of Us: qual o objetivo dos Vagalumes
Embora tenham surgido como uma oposição à ordem estabelecida pela FEDRA, os Vagalumes também buscam uma cura. É por isso que eles estão ao lado de Ellie. Porém, vale lembrar, que a facção não é enxergada necessariamente como os mocinhos da história.
Os Vagalumes estão espalhados pelos Estados Unidos e estão dispostos a fazer qualquer coisa para chegar ao poder e superar o controle da FEDRA. Como visto no sexto episódio, o grupo possuía laboratórios na Universidade do Colorado, mas estes estavam abandonados quando Joel e Ellie chegam ao local.
O oitavo e penúltimo episódio de The Last of Us chega à HBO no próximo domingo, dia 5 de março. A série terá sua primeira temporada concluída em 12 de março. Confira abaixo a prévia do próximo episódio.