Nesta quinta-feira (18/04), estreia nos cinemas brasileiros o filme “Jorge da Capadócia”, uma produção nacional que será estrelada por Alexandre Machafer, ator que também foi responsável por dirigir o longa-metragem.
Na trama, a história é ambientada em 303 d.C, quando Jorge, um guerreiro é condecorado como o novo capitão do exército, depois de vencer uma grande batalha. As coisas ficam ainda mais complicadas quando o Imperador Diocleciano decide iniciar uma nova perseguição aos cristãos no Império Romano, fazendo com que Jorge fique em um dilema entre se manter fiel à sua fé ou obedecer às ordens do imperador.
Jorge da Capadócia é o mesmo que São Jorge?
O santo São Jorge é uma figura muito importante no cristianismo, mas também faz parte de outras culturas ao redor do mundo, sendo um padroeiro cultuado em vários locais do Brasil. São Jorge também é conhecido pelo nome de Jorge da Capadócia ou até mesmo por Jorge de Lida.
De acordo com as informações da tradição, ele foi um soldado que lutou pelo exército romano, comandado pelo imperador Diocleciano. A sua principal figura é de um soldado guerreiro que mata um dragão e é citado como entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”.
No Brasil, é cultuado no dia 23 de abril, principalmente pelos católicos, a ponto de ser feriado em alguns locais do país, como no estado do Rio de Janeiro. Além disso, também é um santo aclamado na Inglaterra, sendo considerado padroeiro do país, sendo festejado também na Espanha (sobretudo na região da Catalunha) em Portugal, no Canadá, na Lituânia, na Rússia, na Bulgária, entre outros países.