Os Beatles, além do próprio nome da banda, foram imortalizados com diversos “apelidos” como “os garotos de Liverpool”, ou até mesmo o “Fab Four”, levando em consideração que a formação oficial da banda era um quarteto, consolidado por Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.
Porém, desde que a banda experimentou sua meteórica ascensão global na década de 60, se tornando uma referência incontornável na música e no universo pop, o termo do “quinto Beatle” surgiu e deixou no ar a dúvida de quem seria o ocupante de tal posto.
O termo era utilizado pela imprensa musical internacional e por membros da indústria de variedades para designar pessoas que foram, em algum momento da existência do grupo britânico, membros temporários da banda ou tiveram uma associação forte com os seus membros para receberem tal título.
Nessa designação, muitos nomes se encaixam, como Pete Best, Stuart Sutcliffe e Andy White, por exemplo. Fato é que o “Fab Four”, os membros originais do grupo, jamais chegaram a um consenso sobre quem seria o Quinto Beatle, ou mesmo se tal título poderia ser atribuído a alguém.
O quinto Beatle segundo Os Beatles
Em 1988, George Harrison declarou que, para ele, só houve 2 “quintos Beatles”: Derek Taylor e Neil Aspinall. Taylor era um escritor e jornalista inglês escolhido como o assessor de imprensa da banda, e Aspinall era o gerente de turnês e diretor executivo do grupo, ligado à banda desde o início.
Já Paul McCartney, em 1997, concedeu o título de quinto beatle ao agente Brian Epstein, que também foi amigo íntimo da banda. Porém, em 2016, McCartney reavaliou sua decisão e nomeou George Martin, falecido naquele ano, como o quinto beatle, devido a sua importância em relação à produção musical dos discos da banda.
John Lennon sempre foi mais ácido com relação ao tema, não dando muita importância. Em 1970, John deu a seguinte declaração:
“Eu não sou os Beatles. Eu sou eu mesmo. Paul não é os Beatles. Brian Epstein não era os Beatles, nem Dick James. Os Beatles eram os Beatles.”
Apesar das declarações dos integrantes e do esclarecimento do termo, a ideia de um “quinto beatle” ainda prevalece. Ainda mais considerando que o título já passou inclusive por pessoas como Eric Clapton e até mesmo Yoko Ono.