Embora o grande público tenha sido apresentado ao Homem-Formiga vivido por Scott Lang, interpretado por Paul Rudd nos cinemas, a história do personagem nos quadrinhos é um pouco diferente. Originalmente, Homem-Formiga é Hank Pym, que posteriormente assumiu outros codinomes, como Golias e Jaqueta Amarela.
Não se enganem, também vemos Hank Pym nos cinemas, porém, com uma idade mais avançada e interpretado por Michael Douglas. Pym é um personagem por vezes problemático nas HQs. Ao passar por uma série de eventos que deterioraram sua mente, o cientista adotou a persona do Jaqueta Amarela.
Nos anos 80, uma segunda personagem assume o nome. Rita DeMara rouba um dos trajes de Hank Pym e torna-se uma vilã, antagonizando a Vespa e os Vingadores. Durante a Guerra do Infinito, a vilã passa a ajudar os Guardiões da Galáxia.
Por último, Darren Cross assume a identidade. O personagem é o principal rival do Homem-Formiga de Scott Lang, assim como conhecemos no primeiro longa do personagem com Paul Rudd. Cross é um milionário dono de uma corporação que recebe o traje de Cabeça de Ovo. Esta é a encarnação mais conhecida dos quadrinhos.
Jaqueta Amarela no Universo Cinematográfico da Marvel
Logo no primeiro Homem-Formiga somos apresentados a Daren Cross, um ex-protegido de Hank Pym que trabalha na Pym Enterprises. O cientista fundador é obrigado a deixar sua empresa, enquanto Cross está próximo de aperfeiçoar um traje capaz de encolher, o Jaqueta Amarela.
No filme, vemos o traje em ação, com Scott Lang utilizando o traje original do Homem-Formiga para combatê-lo. Ao final do longa, Lang encolhe a um tamanho subatômico, sabotando o traje de Cross e forçando-o a reduzir indefinidamente, ou seja, supostamente o matando.
Ao que tudo indica, o personagem está vivo e terá um papel importante em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. O longa chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro.