“Gato de Botas 2: O Último Pedido” chegou aos cinemas no dia 5 de janeiro e já arrecadou quase US$ 300 milhões nas bilheterias mundiais. O segundo filme da franquia traz o Gato de Botas descobrindo que sua paixão por aventuras está chegando ao fim, depois de gastar oito de suas nove vidas. Precisando se manter vivo, ele vai em busca do mítico Último Desejo para restaurar suas nove vidas.
Conheça os dubladores do Gato de Botas
Na dublagem original, o ator responsável por dublar o Gato de Botas é Antonio Banderas. O personagem felino é uma analogia ao Zorro, herói de chapéu e espada, que foi interpretado pelo próprio Banderas em 1998, em “A Máscara do Zorro” e “A Lenda do Zorro”, em 2004. Ambos possuem o sotaque espanhol na trama, onde o ator busca trazer outras referências ao herói mascarado.
Esta é a sétima vez que Antonio Banderas dubla o Gato de Botas. A primeira vez foi em Shrek 2 (2004), Shrek 3 (2007) e Shrek para Sempre (2010). Banderas também fez três especiais para a TV, além dos dois filmes solos do gatinho.
Já na dublagem brasileira, quem comanda a voz do personagem é Alexandre Moreno, desde o primeiro filme. Na versão nacional, Alexandre também traz o sotaque espanhol ao felino, de forma que ele não perca a identidade de ser um personagem com os estereótipos do Zorro.
Sucesso de bilheteria no Brasil
Gato de Botas apareceu pela primeira vez em Shrek 2, onde conquistou o público e se tornou uma sensação global. O personagem coadjuvante ganhou seu primeiro spin-off em 2011, e neste ano, vem quebrando recordes com Gato de Botas 2. No Brasil, arrecadou cerca de R$ 70,4 milhões em bilheterias, se tornando um dos filmes mais vistos da Dreamworks no país em pouco tempo em cartaz. A produção dirigida por Joel Crawford, levou até o momento 4 milhões de brasileiros aos cinemas.