Criado em 1984, Beyonder foi escrito por Jim Shooter e sua arte feita por Mike Zeck para os quadrinhos da Marvel. É uma entidade cósmica e apareceu pela primeira vez no “Secret Wars” (Guerras Secretas), como um ser invisível e autoproclamado onipotente. Ele sequestrou heróis e vilões do Universo Marvel, para fazê-los lutar em seu planeta Battleworld.
Em 2023, Beyonder irá retornar às HQs, no AVENGERS BEYOND! continuando a saga dos Vingadores, criados por Derek Landy e Greg Land, para uma minissérie. Ele volta atrás de vingança e irá tentar reformular o Multiverso da Marvel e surgirá novos Defensores para proteger a humanidade.
História do personagem
Membro da raça Beyonder, ele é infantil e extremamente poderoso. Ainda quando criança, os Beyonders mais velhos foram responsáveis em criar, através de um experimento, o Homem Molecular, ao transformarem Owen Reece nele, o que gerou uma ruptura no universo Beyonder. O novo vilão, cresce achando que o mundo era somente dele e interpreta errado, se tornando um ser ruim.
Com isso, começa uma “Guerra Secreta”, criando um Mundo Bélico, forçando heróis e anti-heróis a lutarem entre si. Beyonder é capaz de se transformar em humano e acabou sendo morto, mas na verdade, foi mandado para renascer em seu planeta, o que o evoluiu em um novo universo.
Ao receber a visita dos Cubos Cósmicos, Kubik e o Figurador, decidem se fundir com o Homem Molecular e se tornar um novo Cubo Cósmico. Como Cubo Cósmico dura pouco e ele voltou a ser Beyonder, escapa da Casas da Ideias e viv entre os companheiros de Beyonder, no Além.
Poderes e Fraquezas
Beyonder pode em todas as suas versões ser capaz de manipular a realidade, ou seja, é considerado um dos seres mais poderosos do multiverso, superando Entidades Cósmicas, como o Tribunal Vivo e Eternidades. Pode dominar a terra somente com o pensamento e consegue neutralizar sondas psíquicas de telepatas poderosos, tendo capacidade cognitiva de assimilar o conhecido de todo o Multiverso.
Teoricamente não possui fraquezas inerentes, mas em uma das suas versões se tornou mortal, além de poder ser enfraquecido, mas ainda continuará sendo muito poderoso. Tendo força suficiente para banir uma legião de demônios de volta ao Inferno, possuindo poder milhões de vezes maior que a escala Multiversal.