Em 2023, a personagem Mulan completou 25 anos, e junto com ela, existem milhares de pessoas que cresceram assistindo a produção que foi lançada em 1998. O desenho da Disney fez parte da infância de muitas crianças e encantou principalmente as meninas, que se apaixonaram pela jovem destemida que decide se disfarçar de soldado para salvar a vida do pai.
A história é uma adaptação da lenda chinesa de Hua Mulan, e com o sucesso, foram produzidas sequências da história e até mesmo um live-action, que estreou há alguns anos no serviço de streaming e nos cinemas. Confira abaixo a ordem cronológica de Mulan:
Mulan – 1998
A primeira animação foi dirigida por Tony Bancroft e Barry Cook, eles foram responsáveis por desenvolveram Mulan e apresentaram ao mundo a jovem que decide largar tudo para embarcar na perigosa missão de se disfarçar de soldado para lutar na guerra no lugar de seu pai. Para isso, ela contará com a ajuda do divertido dragão Mushu e o grilo da sorte, que juntos, irão enfrentar invasores Hunos. Durante o treinamento no acampamento, Mulan terá que ser cautelosa para que ninguém descubra a sua identidade, enquanto superar os desafios para se tornar um soldado exemplar.
Mulan 2 – 2005
Depois do sucesso da primeira produção, foi desenvolvido a continuação da história de Mulan com ‘Mulan II: A Lenda Continua’. Desta vez, ela embarca em uma nova missão ao lado do noivo e de seu fiel companheiro de aventuras, Mushu. Depois de aceitar a proposta de casamento do General Shang, seu guardião Mushu teme que ele perca seu lugar na vida dela.
Além disso, o Imperador pede ajuda dela e de seu noivo para acompanharem três princesas que precisam encontrar o seus pretendentes em um território distante. Mas, durante esse trajeto, eles terão vários desafios até o destino final.
Mulan – 2020
Há quatro anos, foi lançado o primeiro live-action da história e trouxe como protagonista a atriz Liu Yifei. Dirigida por Niki Caro, o filme trouxe uma nova adaptação da história, inspirada nos acontecimentos do primeiro desenho de 1998, onde Mulan assume a identidade de um soldado para lutar na guerra no lugar de seu pai doente. A produção cinematográfica contou com a introdução das artes marciais asiáticas para oferecer cenas impactantes e repleta de efeitos especiais.