Quanto Avatar 2 já lucrou? Será o suficiente para cobrir o orçamento bilionário?
Após uma semana em cartaz, Avatar 2: O Caminho da Água já se tornou a décima maior bilheteria do ano. Foram arrecadados 441 milhões de dólares (R$2,3 bilhões), mas os números não foram tão animadores para a 20th Century Studios e sua dona, Disney.
Para sair do vermelho, estima-se que o filme tenha que arrecadar cerca de U$2 bilhões. Apenas com a produção de O Caminho da Água, o estúdio desembolsou U$460 milhões (R$2,4 bilhões), sem contabilizar os gastos com marketing, publicidade e distribuição.
Há a expectativa de que o filme vire o ano tendo batido a marca de U$1 bilhão. Dessa forma, o estúdio entra novamente “nos eixos” de seu planejamento.
Avatar: 13 anos atrás foi diferente?
Esperava-se uma arrecadação entre U$450 e U$500 milhões no final de semana de estreia do filme. Ainda assim, James Cameron não se assustou. Em 2009, ao lançar o primeiro longa da franquia, o filme também teve uma estreia abaixo do esperado, com apenas U$77 milhões. Porém, em cerca de 15 semanas, tornou-se a maior bilheteria da história, com U$2,9 bilhões arrecadados.
Cameron não revelou o valor da sequência, mas deixou claro que, para ter lucro, Avatar 2 precisa bater a marca de “terceiro ou quarta maior receita da história”. O próprio diretor também já deixou claro que a produção dos demais filmes da franquia depende do sucesso de O Caminho da Água.
O analista de mídia da Comscore, Paul Dergarabedian, afirmou que “o futuro de Pandora não será determinado neste final de semana”. Para ele, o sucesso ou fracasso do filme será determinado nas diversas semanas seguintes, que devem manter números expressivos.