David Gilmour e Roger Waters são considerados dois gênios da música, principalmente por seu trabalho juntos no Pink Floyd, banda pioneira do rock progressivo, que se tornou uma das mais influentes da história da música popular. E apesar de seu início psicodélico, a banda alcançou o sucesso com suas composições longas e complexas.
Com o fim definitivo da banda em 2014, Waters e Gilmour se dedicaram à suas já conhecidas carreiras solo, mas sempre que possível, revisitam seus materiais da época de Pink Floyd, considerando o apelo que possuem com o público. Contudo, os dois geralmente revisitam as fases mais progressivas da banda.
Nadando contra a maré, o baterista Nick Mason formou em 2018 uma nova banda chamada Nick Mason’s Saucerful of Secrets. O nome foi inspirado no segundo álbum da banda, A Saucerful of Secrets, sendo o último com participação de Syd Barrett e o primeiro de Gilmour.
O álbum representa as raízes da banda na psicodelia, e essa é justamente a intenção de Mason com seu projeto, ou seja, revisitar canções do início de carreira do Pink Floyd, diferente de seus ex-companheiros de banda. Confira um registro abaixo, gravado durante um show de 2023:
Nick Mason pode vir ao Brasil com nova banda?
Waters e Gilmour já são rostos muito conhecidos pelo público brasileiro, mesmo após o fim do Pink Floyd. Já Nick Mason e sua banda parecem ser um projeto mais local, com shows voltados principalmente para o público europeu.
Recentemente, o Nick Mason’s Saucerful of Secrets, que também conta na formação com integrantes do Spandau Ballet e do The Blockheads, anunciou uma turnê que será realizada ao longo do mês de junho, passando por locais como Manchester, Glasgow e Londres, na Inglaterra.
Por mais que não seja impossível, dificilmente Mason teria shows agendados no Brasil, tendo em vista que o músico realiza shows mais minimalistas do que o de seus ex-companheiros. Deste modo, os fãs só podem conferir o músico em ação em seu país natal.