Uma das maiores tradições de fim de ano no Brasil, o especial de Natal da Rede Globo, protagonizado por Roberto Carlos é um marco histórico televisivo. A história da parceria é bem antiga, tendo início em 1974, e desde então, tornando-se uma tradição anual.
Apesar da transmissão anual, o cantor já cancelou a gravação de especiais inéditos anteriormente. A pedido de Roberto Carlos, a Globo reprisou apresentações em 1999, 2019 e 2020. A última, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Neste primeiro especial, em 1974, o Rei guiou o telespectador por lugares e momentos importantes de sua vida. Cantou 22 músicas, como Proposta, Eu Quero Apenas e O Calhambeque (versão de Erasmo Carlos para Road Hog), que teve a participação do filho Roberto Carlos Segundo, o Segundinho.
Dentre os convidados especiais, que tornaram-se parte importante do especial, naquele ano participaram Erasmo Carlos, Antônio Marcos, o artista plástico Juarez Machado, o ator Paulo Gracindo e os personagens do programa infantil Vila Sésamo. O repertório do show contou com as seguintes faixas:
- Abertura
- O Calhambeque
- Canzone Per Te
- El Dia Que Me Quieras
- Não Quero Ver Você Triste
- As Curvas da Estrada de 7. Santos
- Sua Estupidez
- Amada Amante
- Como Vai Você
- A Montanha
- Proposta
- Gaivotas
- Vista a Roupa Meu Bem
- Oh, Meu Imenso Amor
- Haroldo, o Robô Doméstico
- Se Você Pensa
- Quando As Crianças Saírem de Férias
- A Deusa da Minha Rua
- As Flores do Jardim da Nossa Casa
- Eu Quero Apenas
- Jesus Cristo
Especial inédito em 2022
Quase 50 anos após a estreia do primeiro programa, o especial de fim de ano conduzido pelo cantor já faz parte da história das famílias brasileiras, que aguardam ansiosamente pela exibição do programa em dezembro.
Em 2022, será exibido o primeiro especial inédito desde 2019. Como de costume, a apresentação contará com alguns convidados especiais, que incluem a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, a cantora Maria Bethânia e o grupo Raça Negra.
Além disso, Lucy Alves, a Brisa da novela Travessia, faz a sua estreia no especial Roberto Carlos, cantando duas músicas ao lado do rei.
Também foi confirmada uma homenagem a Erasmo Carlos, que morreu neste ano aos 81 anos. Erasmo e Roberto eram amigos de longa data, e o Tremendão chegou inclusive a participar de alguns dos especiais de Natal.