Quando a Netflix foi fundada? Quando a empresa chegou no Brasil?
A Netflix e os serviços de streaming no geral já se tornaram parte do cotidiano de grande parte da população. Os mais novos provavelmente nem vão se lembrar de uma época antes da vermelhinha. Mas você sabia que a história da empresa começou bem antes do que você imaginava, lá em 1997? Se liga aí, que é hora da revisão – se você entendeu essa referência, você provavelmente lembra BEM de uma época antes da Netflix.
Como a Netflix surgiu?
O projeto do que se tornou a Netflix começou bem diferente. Reed Hastings e Marc Randolph tiveram a ideia de alugar DVDs pelo correio através de um site, o Netflix.com, lançado em 1998. Foi o primeiro site de venda e aluguel de DVDs. No ano seguinte, eles lançaram um serviço de assinatura, oferecendo a possibilidade do assinante alugar quantos DVDs ele quisesse, sem data de devolução, multa por atraso ou limite mensal.
Em 2000, eles até lançaram um sistema de recomendações personalizadas com base em escolhas anteriores dos assinantes. Em 2006, a Netflix chegou a marca de cinco milhões de assinantes.
Quando a Netflix estreou no Brasil?
Em 2010, a empresa lançou o seu serviço de streaming, mudando para sempre a indústria do entretenimento – e decretando a morte das locadoras. Três anos depois, em 2011, a vermelhinha finalmente chegou ao Brasil. Neste ano, a plataforma se expandiu para América Latina e Caribe. Antes, ela estava disponível só nos Estados Unidos e Canadá.
E quando começaram os originais Netflix?
Até o momento que falamos, o serviço de streaming apenas reunia produções de outros estúdios, mas ainda não tinha começado sua própria safra de filmes e séries.
Em 2012, a empesa se expandiu para Reino Unido, Irlanda e países nórdicos e começou suas produções originais com especiais de stand-up com “Bill Burr: You People Are All the Same”. Mas foi no ano seguinte que ela “chegou chegando” com as elogiadas primeiras temporadas de “House of Cards” (2013-2018) e “Orange Is the New Black” (2013-2019).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.