Apresentado por Pedro Bial, o programa Linha Direta recém-estreou a segunda temporada de sua nova versão, lançada em 2023. Assim como antigamente, o programa é dedicado a investigar casos policiais que repercutiram pelo Brasil, realizando entrevistas e dramatizações.
E em seu segundo episódio da nova temporada, exibido nesta quinta-feira (25), o programa vai abordar o caso de Jair Tércio Cunha Costa, conhecido como o “Falso Profeta”. Ele foi um líder religioso e ex-grão-mestre de uma loja maçônica na Bahia que recebeu acusações de abuso e violência sexual e moral.
Segundo as investigações, Jair Tércio, que foi o criador da Fundação Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais (Ocidemnte), se considerava uma pessoa iluminada, sendo uma reencarnação de Moisés e de Jesus Cristo.
Desta forma, ele conseguia acesso a diversos círculos sociais, onde ele ofertava seus serviços espirituais. E conforme ele conquistava a confiança das vítimas, ele as submetia à atrocidades, das quais começaram a ser denunciadas a partir de 2020.
Ao todo, 21 vítimas procuraram o Ministério Público para prestar queixa contra Jair Tércio, e apesar de ter uma pena de 17 anos a cumprir por seus crimes, ele está foragido, sendo procurado até pela Interpol. Vale ressaltar que a loja maçônica da qual ele fazia parte optou por expulsá-lo após as polêmicas.
Mais sobre o Linha Direta: horário e onde assistir
Desde seu retorno, o Linha Direta foi responsável por ajudar a levar 37 pessoas para a cadeia ainda em sua primeira temporada. Com isso, o programa voltou a ser um fenômeno na grade da TV Globo, atraindo cada vez mais espectadores a cada novo episódio.
Atualmente, o programa é exibido às quintas-feiras, na faixa das 23h15, após a exibição da série Os Outros. Além de sua exibição na TV, o programa também pode ser assistido através da Globoplay, a plataforma de streaming da TV Globo.