Recentemente, a internet ficou maluca com um trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 3 em que Peter Quill supostamente diz um palavrão na tela. A constatação parece ser algo simples, afinal, palavrões são ditos constantemente no cinema. Porém, o “imaculado” MCU ainda não havia sido agraciado com um palavrão, e o “p*rra” dito por Chris Pratt foi inaugural neste sentido.
Com a discussão acerca da presença de palavrões na Marvel, alguns espectadores e internautas foram ainda além em seus debates. Filmes são feitos há mais de um século, e, ao longo deste tempo, inovações estéticas e narrativas acontecem o tempo todo. Portanto, quando e qual foi o primeiro palavrão em um filme?
Primeiro palavrão em um filme
Para garantir um suposto bom senso nas telas, a indústria cinematográfica norte-americana estabeleceu um código de produção em 1934, amplamente conhecido como o Hays Code. O código de conduta vinha alinhado com outra legislação vigente: a Lei Seca.
Com o código, eram explicitamente proibidos artifícios como nudez ou sugestão desta, tráfico de drogas, miscigenação, higiene sexual e profanidades (aqui inclui-se “Jesus”, “Deus”, “Cristo”, “Senhor” e termos amenos, como “inferno”, “desgraça” e afins).
O código foi constantemente revisitado e revisado, passando por uma série de mudanças. Com este contexto, é possível compreender que o primeiro palavrão dito no cinema aconteceu justamente no maior filme da história (se corrigido à inflação): …E O Vento Levou, de 1939.
Em determinado momento, o personagem de Clark Gable responde sua amada com a frase “Frankly, my dear, I don’t give a damn“, algo que traduz como, “Francamente, minha querida, eu não dou a mínima”. No entanto, a palavra “damn”, no inglês original, tem origem bíblica (“danação”), portanto, trata-se de uma profanidade, e precisou ser discutida e defendida para que pudesse ir ao ar.
Especula-se que outros filmes podem ter utilizado palavrões mais suntuosos durante a era dos longas mudos, mas há poucos registros. Dessa forma, E O Vento Levou costuma ser a resposta mais aceita à pergunta “Qual foi o primeiro palavrão em um filme?” (via Collider).