Apesar da história diferente dos jogos, Bill e Frank foram dois personagens devidamente apresentados na série baseada no game The Last of Us. No terceiro episódio, o espectador conhece a história dos dois personagens no universo da série.
Por mais que de fato, rumos diferentes tenham sido seguidos em cada formato, o fim de Frank é o mesmo: a morte do personagem. Porém, pela abordagem mais emocional utilizada no episódio, a morte de Frank é apresentada de forma diferente na série.
ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR. Prossiga com cautela.
Na realidade, a doença que aflige Frank nunca fica clara na série. E nem mesmo é o motivo de sua morte. O co-criador da adaptação, Craig Mazin, contou em uma entrevista que a doença que afligiu Frank provavelmente se tratava de EM (esclerose múltipla) ou ELA (esclerose lateral amiotrófica).
Tanto a esclerose múltipla quanto a ELA são doenças degenerativas que causam danos ao sistema nervoso de uma pessoa, o que resulta em problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Isso muitas vezes pode levar uma pessoa a ter dificuldade em se mover, falar e perder a coordenação.
Mesmo assim, Mazin admitiu que essa não é uma resposta definitiva. Isso porque a ideia era de não explicar a doença para o público, mas apenas deixá-la acontecer normalmente, como na vida real. Por fim, Frank opta por se suicidar por não aguentar mais sofrer com a sua doença.
Final trágico no jogo The Last of Us (2013)
Enquanto na série, o emocionante e poético final de Bill e Frank serve até mesmo de inspiração para Joel e Ellie, onde é contada uma história de amor, carinho e cuidado, o jogo toma caminhos bem mais obscuros na história dos personagens.
No game de 2013, Bill ainda está vivo e apenas cita Frank em alguns diálogos. Após passar um tempo na cidade de Bill, o jogador descobre o verdadeiro paradeiro de Frank. Diferente da série, o personagem foi mordido diversas vezes por infectados ao fugir da cidade.
Por fim, o jogador descobre que Frank fugiu por não aguentar mais viver com Bill e acaba se matando antes de se tornar mais um dos infectados. O personagem deixou uma carta que escreveu para deixar ao lado do corpo. No documento, Frank explicou como “odiava” o parceiro e “queria uma vida melhor.”
O jogador nunca chega a conhecer Frank, e toda a sua história e desenvolvimento vem de bilhetes encontrados na cidade e conversas com Bill. Inclusive, ao encontrar a carta póstuma de Frank, o jogador pode escolher se irá ou não mostrar para Bill.
The Last of Us terá nove episódios na primeira temporada, e a exibição acontecerá semanalmente, aos domingos, sempre às 23h (de Brasília), na HBO Max. Assista ao trailer: