Qual é o streaming que mais cancela séries? Resposta pode te surpreender
Apostamos que você já pensou na Netflix. A plataforma já virou até piada por ser considerada o streaming que mais cancela séries, mas isso não quer dizer que ela seja a mais rígida nos seus critérios. A Variety Intelligence Platform (VIP+) e a Luminate se juntaram para pesquisar estatisticamente os cancelamentos dos streamings e juntaram várias informações no relatório “The Show Must Go Off” (“O Show Deve Terminar”) (via Variety).
Os dados analisaram todos os shows de streamings cancelados entre 2020 e agosto de 2023, e, surpresa, a Netflix não foi a que teve a maior taxa de cancelamento. A vermelhinha ficou com uma taxa de 10,2%, e a HBO Max passou na frente com folga, com uma taxa de 26,9%.
Depois da fusão que criou a Warner Bros. Discovery em 2022, várias produções foram canceladas em um esforço para resolver a dívida milionária do conglomerado. Uma das maiores surpresas foi o cancelamento de “Westworld” (2016-2022). Principalmente em suas primeiras temporadas, a série foi muito elogiada e teve mais de 50 indicações ao Emmy, levando nove prêmios para casa.
A taxa de cancelamento da HBO Max é melhor, mas a impressão de que a Netflix cancela mais as séries é porque o conteúdo produzido pela plataforma é consideravelmente maior.
A menor taxa de cancelamento ficou com a Apple TV+, que teve apenas 4,9%.
Cinco séries canceladas em 2023
Mindhunter (2017-2019) – Netflix
Depois da segunda temporada em 2019, foram alguns anos sem saber exatamente qual era a situação da série, mas o diretor e criador David Fincher (“Clube da Luta”) confirmou este ano que a produção tinha sido cancelada por causa de seu “alto custo” para um retorno visto como “insuficiente”.
The Great (2020-2023) – Hulu
As primeiras três temporadas da série do Hulu foram elogiadas pela crítica, mas isso não foi o bastante para garantir sua sobrevivência. Este ano, a plataforma anunciou que a produção não seria renovada para um quarto ano. Não foi revelado o motivo do cancelamento.
The Winchesters (2022-2023) – CW
“Supernatural” (2005-2020) foi um sucesso, mas o spin-off sobre os pais dos irmãos Winchester não foi pelo mesmo caminho, sendo cancelado após apenas uma temporada, por causa da baixa audiência.
Willow (2022-2023) – Disney+
Inspirada no filme “Willow: Na Terra da Magia” (1988), a série de fantasia acabou sendo cancelada após uma temporada por não ter tido o impacto esperado pelo Disney+, com audiência e crítica mornas.
Gossip Girl (2021-2023) – HBO Max
“Gossip Girl” (2007-2012) foi um fenômeno na CW, mas o revival da HBO Max, apesar de contar com o mesmo criador, foi cancelado após duas temporadas para a tristeza dos fãs.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.