No início do último mês, a Academia revelou os indicados à premiação do Oscar 2023, cuja cerimônia acontece no dia 12 de março. Durante a apresentação dos indicados por Riz Ahmed e Ashley Williams, o grande destaque foi Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once, no original), com onze indicações.
Os Banshees de Inisherin recebeu nove indicações à premiação, assim como Nada de Novo no Front. Enquanto isso, Os Fabelmans, filme autobiográfico de Steven Spielberg, recebeu sete indicações e Top Gun: Maverick recebeu seis. Vale ressaltar que todos os cinco foram indicados à categoria de Melhor Filme. Porém, um deles é o favorito.
Oscar 2023: quem deve ganhar o prêmio de Melhor Filme?
Levando em consideração as principais premiações da temporada, o filme com o maior número de indicações é Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, que já acumula 86 prêmios conquistados. Um dos termômetros para o Oscar é o Critics’ Choice Movie Awards, no qual Tudo Em Todo Lugar venceu como Melhor Filme.
Em segundo lugar está Os Banshees de Inisherin, com 49 prêmios. O longa levou o prêmio de Melhor Filme – Comédia ou Musical, no Globo de Ouro, superando Tudo Em Todo Lugar. Assim, é seguro dizer que ambos possuem as maiores chances de levar o grande prêmio da noite da Academia, com a produção de Michelle Yeoh tendo uma leve vantagem.
Outro ponto que opera a favor de Tudo Em Todo Lugar é o apoio popular. Desde seu lançamento, em abril de 2022, o filme acumulou uma legião de fãs, ao contrário de outros filmes da premiação que tiveram um impacto menos expressivo.
Por último, Nada de Novo no Front corre por fora na corrida por Melhor Filme. O longa alemão fala sobre a Primeira Guerra Mundial e surpreendeu com a quantidade de indicações que recebeu na premiação. Ainda assim, o filme tem apenas dois prêmios conquistados em toda o ciclo de agremiações deste ano.
O Oscar 2023 acontece no dia 12 de março.