AC/DC é uma clássica banda australiana de hard rock formada em Sydney, Austrália em 1973, pelos irmãos escoceses Malcolm e Angus Young. A banda passou por várias mudanças de formação antes de lançarem o seu primeiro álbum.
A última formação conhecida, consolidada no disco Rock Or Burst de 2014, contava com Angus e Steve Young nas guitarras, Cliff Williams no baixo, Phil Rudd na bateria e Brian Johnson nos vocais. Décimo sexto álbum de estúdio, e o primeiro sem o fundador, Malcon Young, que veio a falecer em 18 de novembro de 2017, aos 64 anos.
Posteriormente, em 2016, Brian Johnson foi obrigado a se afastar da banda devido à problemas de saúde após laudos médicos comprovarem que ele poderia perder totalmente a audição se prosseguisse com as turnês. Dia 17 de Abril de 2016, o AC/DC através de uma rede social, confirmou a oficial saída de Brian.
Com isso, fãs ficaram confusos se a banda retomaria as atividades com uma nova formação. Em 2016, Axl Rose, do Guns n’ Roses, se juntou à banda para cumprir algumas datas de turnê, mas já havia admitido que não faria parte da formação oficial do AC/DC.
Em 2018 começaram a aparecer rumores sobre um novo álbum contando com o retorno dos membros clássicos, incluindo o vocalista Brian Johnson. E os rumores se confirmaram em setembro de 2020, com o lançamento do disco Power Up.
Atualmente, a banda consiste na seguinte formação:
- Angus Young – guitarra
- Stevie Young – guitarra, vocal de apoio
- Cliff Williams – baixo, vocal de apoio
- Brian Johnson – vocais
- Phil Rudd – bateria
Repercussão de Power Up
Power Up foi o primeiro disco lançado após a morte de Malcon Young, e recebeu uma relativa boa aceitação da crítica. Alguns singles foram liberados antes do lançamento integral do disco, que viria a acontecer no dia 12 de novembro de 2020.
Com a recepção positiva do disco, a banda uma turnê mundial assim que possível, mas ainda não foram informadas datas de nenhuma próxima turnê.
Em uma entrevista à Rolling Stone, Angus revelou que o disco foi gravado no final de 2018 e início de 2019 e contém músicas inéditas feitas há anos, portanto, todas as faixas são creditadas para Angus e Malcolm Young.
Em entrevista à Classic Rock, Angus também declarou que Power Up está longe de ser o último lançamento. Segundo ele, existe a possibilidade de a banda gravar mais coisas no futuro.
“Quem sabe? Mas posso te dizer, ainda há muitas ideias e outras coisas. Assim que termino [de fazer] o álbum, começo a procurar as próximas músicas”, respondeu.