Durante a história do cinema, muitos filmes marcaram o público, seja pelas incríveis histórias, fotografia estonteante, técnica impecável, roteiros criativos, entre outros fatores positivos. Porém, o outro lado da moeda também existe na 7ª arte.
Isso porque também existem os filmes que marcaram seus nomes na história devido a seu conteúdo bizarro, chocante e perturbador. Alguns com intenções políticas ou interpretações metafóricas e outros apenas com a intenção de chocar e traumatizar o público, e ainda afrontar a censura.
De qualquer modo, independente do conteúdo pesado, estes filmes abordam assuntos que os blockbusters evitam, abusando da violência gráfica, e acabam ganhando destaque entre o público fã de conteúdos cult mais extremos, conquistando assim seu espaço na história.
A lista abaixo apresenta 10 dos filmes mais pesados já feitos. Seu conteúdo é voltado para o público adulto, e vai desde o entretenimento sádico à lições de moral e reflexões sobre a vida e existência de forma crua e visceral.
Pérolas do cinema extremo
Os longas-metragens listados apresentam de forma explícita e agressiva histórias originais ou até mesmo baseadas parcialmente ou totalmente em casos reais. Neste segundo caso, o choque pode ser ainda maior por pensar que tais atrocidades possam ter ocorrido na vida real.
- O Albergue
Dirigido por Eli Roth, O Albergue pode ser um dos mais leves da lista por ser um dos mais comerciais. Mesmo assim, o filme garante cenas extremas e perturbadoras. A trama segue um grupo de turistas que acaba sendo torturado durante uma viagem pelo Leste Europeu. O filme tornou-se uma trilogia.
- A Centopeia Humana
Outro filme perturbador que tornou-se uma trilogia, vinda da cabeça do diretor Tom Six, a trama acompanha duas jovens que, ao buscar por ajuda, acabam nas garras de um cirurgião aposentado que deseja por em prática um grotesco projeto: uma centopeia humana.
- A Serbian Film – Terror Sem Limites
A terrível obra de Srdjan Spasojevic acompanha um ator de filmes adultos com dificuldades financeiras que concorda em criar um filme artístico. Porém, ele descobre que os planos do realizador são bem mais obscuros, envolvendo diversas práticas sádicas e grotescas.
- Calígula
O épico de Tinto Brass conta a história de Calígula, tirano que comandou o Império Romano durante 4 anos, e suas práticas perversas e doentias. Lançado em 1979, o filme foi uma verdadeira afronta à crítica e censura da época.
- Anticristo
A história contada pelo polêmico diretor Lars Von Trier apresenta uma escritora e um psicanalista que vivenciam experiências anormais a partir da morte de seu único filho. Para driblar a dor que sente, o casal decide se isolar da sociedade para viver rusticamente.
- Salò ou os 120 Dias de Sodoma
Um clássico de Pier Paolo Pasolini, baseado na obra de Marquês de Sade, que apresenta de forma visceral uma crítica ao governo e à igreja banhada a violência e situações deploráveis.
- Nada de Mau Pode Acontecer
Longa de estreia de Katrin Gebbe, o filme explora o lado obscuro do fanatismo religioso, contando a jornada perturbadora de um jovem de uma comunidade cristã, em um universo quase paralelo que o leva à momentos de extrema agonia.
- Martíres
Um dos maiores destaques do New French Extremity, a obra de Pascal Laugier acompanha duas jovens que foram vítimas de abuso quando crianças embarcam em uma sangrenta jornada de vingança e acabam envolvidas em um caminho obscuro.
- Melancholie Der Engel
Um filme experimental, dirigido por Marian Dora (um pseudônimo, uma vez que o diretor teme por sua vida), que apresenta ao espectador por uma catarse de repulsa, tormento e violência.
- Holocausto Canibal
Conhecido como um dos filmes mais pesados da história, a obra de Ruggero Deodato trata-se de um mockumentary sobre quatro jovens que desaparecem após fazer uma reportagem sobre as tribos canibais que vivem na selva amazônica.
Lançado em 1980, o filme chegou a levar até mesmo seu realizador para a prisão e sendo até hoje proibido em alguns países.