Pureza: como termina? Final do filme e explicação
O longa-metragem “Pureza” é um drama biográfico que conta a história de Pureza Lopes Loyola, uma mãe maranhense que viveu momentos de tensão após o sumiço do seu filho Abel em 1993, quando ele foi trabalhar em uma fazenda de garimpo no Pará e não deu mais notícias por muitos anos.
Em sua sinopse oficial, o filme conta a seguinte história:
“Pureza sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.”
Sem notícias sobre Abel, Pureza começa a investigar os casos de fazendas de garimpo sozinha, onde se infiltrava como cozinheira e percebia como os empregados eram tratados, em condições análogas à escravidão, assim começando a colher provas e registrar denúncias com a ajuda de órgãos importantes.
Após presenciar muito sofrimento em diversas fazendas utilizadas para o garimpo, Pureza encontrou dificuldades para colher provas, mas um ano antes foi decisiva para criação do Grupo Especial Móvel de Fiscalização. Em 1996, ela conseguiu encontrar o seu filho e fugir com ele.
Onde assistir “Pureza” (2022)?
O drama biográfico “Pureza” pode ser assistido de maneira exclusiva por meio da assinatura do Globoplay, plataforma de streaming da Globo, a partir do valor mensal de R$ 19,90. Além disso, a produção cinematográfica nacional pode ser alugada ou comprada no Google Play ou na Apple TV+.