O ator Keanu Reeves é lembrado com carinho pelos fãs por diversos papeis de sua carreira, incluindo sua contribuição em Constantine, de 2005, em uma versão americanizada do anti-herói das histórias em quadrinho Hellblazer, que está prestes a receber uma sequência.
Mas esta nem sempre foi a realidade. Até porque, quando se fala em adaptações, muitos fãs idealizam seus personagens na vida real, imaginando os atores e atrizes perfeitos para interpretá-los, mas nem sempre as escalações agradam a todos, e este foi justamente o caso de Reeves.
Muitos fãs de Hellblazer se revoltaram com a escalação do ator canadense para o papel na época, principalmente por ele não se parecer em nada com o personagem dos quadrinhos. O roteirista do primeiro filme, Frank Cappello, revelou ter acompanhado de perto o ódio contra Reeves.
“Eu estava no site de bate-papo sobre Hellblazer na Inglaterra enquanto escrevia o primeiro [filme] e ouvi todas as reclamações sobre Keanu estar nele e rejeitá-lo antes mesmo de ser lançado, então não havia como conquistá-los naquele momento. Quando finalmente foi lançado, eles se separaram. Não era o JC deles, era o da América e claro que eles se rebelaram, mas muitos gostaram pelo que era – e os haters conseguiram sua série com um inglês e os fãs do filme começaram a gritar – cadê o Keanu! E a série falhou”, revelou o roteirista em uma publicação no Reddit.
Cappello citou a série da NBC protagonizada por Matt Ryan que, apesar de ser mais fiel aos quadrinhos, não obteve a audiência esperada pela emissora. Ainda na publicação, o roteirista comparou a situação de Reeves com a de Michael Keaton quando interpretou o Batman pela primeira vez em 1989.
“É como quando os fãs de Batman odiaram Michael Keaton, originalmente escalado como Batman, ainda pedissem seu retorno depois de Clooney e Val. E foi a única coisa no atual The Flash que as pessoas não odiaram – o retorno de Keaton como Batman”, completou.
Mais sobre Constantine com Keanu Reeves: detalhes do primeiro filme
O filme acompanha o solitário especialista em ocultismo e sobrenatural John Constantine tentando garantir seu lugar no paraíso fazendo serviços de exorcismo independentes. Ele enfrenta um câncer avançado de pulmão devido ao abuso de cigarros.
Seus objetivos mudam quando ele conhece Angela, uma policial cuja irmã, Isabel, sofre uma morte misteriosa, e Constantine é o único capaz de desvendar o que aconteceu. Conforme os dois avançam na investigação, eles descobrem uma conspiração infernal.
Além de Keanu Reeves, o elenco do filme também conta com nomes como Rachel Weisz, Tilda Swinton, Peter Stormare, Shia LaBeouf, Djimon Hounsou, entre outros. Produzido pela Warner Bros., Constantine está disponível no catálogo da HBO Max. Assista ao trailer: