Psicose quebrou tabu com vaso e chocou os EUA após descarga
Com mais de 60 anos após o seu lançamento, o filme “Psicose” continua como um dos grandes destaques do mundo do cinema. Em relação a bilheteria, o longa alcançou um total de mais de 50 milhões de dólares. Porém, um acontecimento durante a obra chocou e revolucionou o cinema norte-americano.
Um dos maiores filmes do cinema, Psicose apresenta diversas curiosidades em sua produção. Por exemplo, a escolha pela filmagem em preto e branco foi realizada para enfatizar as partes violentas e com sangue na trama. Entretanto, vamos destacar um dos principais motivos de choque que a obra se destaca.
Muitos não sabem, mas até o momento do lançamento do longa, algumas coisas ainda eram consideradas tabus no cinema norte-americano. Por exemplo, a aparição de um vaso sanitário causou uma revolta no país. Além disso, o fato da atriz dar descarga foi considerado ainda mais ofensivo.
Prêmios e indicações para Psicose
Em relação aos prêmios e indicações, Psicose foi indicado ao Oscar em melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor direção. Além disso, a atriz Janet Leigh também foi indicada, na categoria de melhor atriz coadjuvante. No mesmo ano, 1961, Leigh venceu o Globo de Ouro na mesma categoria.
Curiosidades sobre Psicose
A atriz Janet Leigh recebeu algumas ameaças de morte após o filme. “Recebi muitas cartas dizendo que fariam o mesmo que Norman Bates fez com Marion Crane. Agora não recebo tantos quantos no começo, mas devo dizer que foi bastante sério. Até o FBI teve que intervir. Felizmente, nada aconteceu”, revelou Leigh a Woman’s World, em 1984.