O que a empresa Tesla, de Elon Musk, a Warner Bros. Discovery e o filme Blade Runner 2049 tem em comum? Simples, os três estão envolvidos em uma disputa judicial após os produtores do longa de 2017 acusarem o bilionário e o estúdio de violação de direitos autorais.
A Alcon Entertainment, que produziu a sequência do clássico da ficção científica, acusa Musk de utilizar imagens do filme para promover seu Robotaxi sem autorização. Além disso, a empresa também alega falsa representação, destacando a associação errônea de seu trabalho com a Tesla.
A ação foi movida nesta segunda-feira (21) e também é direcionada à Warner Bros. Discovery por ter, supostamente, facilitado a parceria. Vale destacar que a apresentação do Robotaxi foi gravada em estúdios da Warner, o que de certa forma embasa as acusações.
Em determinado momento da apresentação, é possível ver uma imagem (abaixo) possivelmente gerada por inteligência artificial que remetia a uma cena icônica do filme, onde o personagem de Ryan Gosling caminha em direção das ruínas de Las Vegas.
A Alcon revelou que Musk chegou a pedir à Warner a permissão de utilizar uma imagem do filme, o que foi prontamente negado, tanto por questões ideológicas como comerciais. A produtora agora busca indenizações financeiras, além do impedimento de distribuição do material promocional da Tesla.
Diretor de “Eu, Robô” também acusa Elon Musk de plágio
Recentemente, Elon Musk também foi acusado de plágio por Alex Proyas, o diretor da ficção científica Eu, Robô, estrelada por Will Smith. Através de suas redes sociais, o cineasta ironizou a semelhança de diversos designs apresentados no filme de 2004 com lançamentos recentes da Tesla.
“Hey Elon, pode devolver meus designs por favor?”, diz Proyas na publicação. Curiosamente, o evento onde os novos modelos foram apresentados recebeu o nome de “Nós, Robôs”, fazendo uma alusão ainda mais clara ao filme. Mas, até o momento, a Tesla não reconheceu oficialmente as semelhanças.
Esta não é a primeira vez que o cineasta enfrenta acusações deste tipo em seus projetos. Vale destacar que, anteriormente, internautas apontaram que o design do Cybertruck da Tesla lembrava veículos de filmes de ficção científica como os vistos em O Vingador do Futuro, de Paul Verhoeven.