Produtora de filme brasileiro acredita em chances no Oscar 2024
O longa-metragem brasileiro “Retrato Fantasmas” (2023) está concorrendo na categoria de filmes estrangeiros para a cerimônia do Oscar 2024, onde pode ser o representante do Brasil após mais de 24 anos, desde o filme “Central do Brasil”, em 1999.
A produtora do filme, Emilie Lesclaux, nascida na França e criada no Brasil, revelou em entrevista à Folha de São Paulo que está otimista em ter a trama de “Retrato Fantasmas” presente na maior cerimônia de premiação dos cinemas. Leia a fala completa de Emilie:
“Estou otimista, porque vejo que o filme toca muito as pessoas. É surpreendente, achei que este filme seria muito restrito, só para um público especializado. Não sabia nem se teria algum interesse fora do Recife. Mas estamos vendo que ele realmente emociona as pessoas de diversas maneiras e que tem muitas camadas de compreensão.”
Emilie Lesclaux
Durante a sua entrevista, Lesclaux disse que para conseguir a vaga no Oscar de 2024 é preciso fazer com que o filme chegue em grande parte dos votantes da Academia, assim é necessário de dinheiro para fazer anúncios e sessões especiais, convidar pessoas, participar de debates, entrevistas, como uma campanha de promoção.
Sobre a trama de “Retratos Fantasmas”
Dirigida pelo diretor Kleber Mendonça Filho (Bacurau), a produção documental traz a seguinte premissa para a sua história: “No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.”
O longa-metragem está disponível para ser assistido na Netflix.
Assista ao trailer oficial de “Retrato Fantasmas” (2023):