Produção feita em Rondônia vence categoria do Emmy 2023

Lançado em 2022, o documentário “O Território” foi um dos destaques do prêmio Creative Arts Emmy Awards 2023, que aconteceu no último domingo (07/01). Considerado o “Oscar da televisão”, o Emmy tem uma grande importância em exaltar conteúdos audiovisuais e televisivos, com o intuito de contemplar diversos lugares do mundo. 

No documentário, a produção narra a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau em defender as suas terras em Rondônia. No Emmy, “O Território” venceu na categoria Mérito Excepcional na produção de Documentário. Vale ressaltar que essa parte da premiação foi destinada para às categorias técnicas. A cerimônia oficial, que premia as principais categorias, está prevista para o dia 15 de janeiro, tendo as séries “Succession” e “The Last of Us” como as favoritas da noite. 

image 71
Produção feita em Rondônia vence categoria do Emmy 2023 2

Mais detalhes de “O Território”

Quem recebeu o prêmio foram os protagonistas Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira (mais conhecida como Neidinha), junto com os produtores Txai Suruí e Gabriel Uchida. Além deles, o diretor Alex Pritz, também esteve presente na premiação, mas quem falou emocionada após receber a estatueta foi Bitaté: “Esse é o reconhecimento da nossa luta e dos povos indígenas. Rondônia no topo, os povos indígenas também lá no topo”.

Neidinha também comentou sobre esse reconhecimento e destacou o compromisso cinematográfico de mostrar a batalha pela democracia em Rondônia e na Amazônia: “Esse filme representa muito para os povos indígenas e para a nossa luta. Esse prêmio é de vocês, é do Brasil”.

Gravado em Rondônia e distribuído pela National Geographic, o documentário também concorreu a outros prêmios do Emmy, nas categorias de “Cinematografia excelente para um programa de não-ficção” e “Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.