Não importa a história ou o ano de lançamento, filmes de cachorro sabem fazer o público chorar. Com isso em mente, a Netflix decidiu lançar Procura-se Gonker, uma das apostas da plataforma para o primeiro semestre de 2023.
Baseado em uma história real, o longa traz a jornada de uma família desunida que precisa superar suas diferenças para encontrar Gonker, seu cão que se perdeu na floresta. O filme é uma adaptação do livro Dog Gone: A Lost Pet’s Extraordinary Journey and the Family Who Brought Him Home, de Pauls Toutonghi.
Procura-se Gonker: o filme é real?
A história do livro de Toutonghi é, de fato, baseada em uma história real. O ocorrido com Gonker, de Pauls, aconteceu em 1998. O escritor perdeu seu cachorro e lançou uma busca intensa para encontrá-lo na floresta.
Enquanto no filme vemos Fielding adotar Gonker no último ano da faculdade para impressionar uma garota, a história real é muito mais trágica. Toutonghi adotou o cachorro quando sua filha faleceu em uma cirurgia, de acordo com o New York Post. A mulher do autor acabou se divorciando dele após a morte do bebê, deixando-o sozinho com Gonker.
Outro ponto alterado é a questão do tempo. Gonker já estava com seu dono há anos antes de fugir nas florestas. O filme, porém, retrata fielmente a doença do cachorro, além da cobertura da mídia local – na questão internacional, não houve divulgação, uma vez que o alcance na década de 90 era infinitamente inferior devido à ausência da internet.
Gonker foi encontrado no dia 25 de outubro de 1998, depois de 15 dias longe de casa, e havia andado 111 milhas (cerca de 179 km).