Primeiro Papa a ser filmado morreu aos 93 anos; Veja vídeo raro
Como sua criação é atribuída à Jesus Cristo e seus apóstolos, estima-se que a Igreja Católica tenha mais de 2 mil anos, pelo menos. Contudo, quanto ao surgimento do primeiro Papa, que viria a se tornar o principal representante da Igreja após a morte do filho de Deus, existem muitos debates.
Afinal, algumas pessoas acreditam que o apóstolo Pedro, que levou as palavras de Cristo adiante, pode ser considerado o primeiro pontífice, enquanto outras acreditam que o cargo só surgiu em meados do século I. Portanto, é fato que é difícil precisar as origens do papado.
Todavia, uma pessoa que realmente teve seu desempenho na função confirmado foi Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, que ficou conhecido como Papa Leão XIII. E isso foi comprovado através de um vídeo de 1896, no qual ele já tinha 88 anos de idade e 20 anos de papado.
Realizada por William Kennedy Dickson, um dos inventores das primeiras câmeras cinematográficas, a filmagem mostra o líder religioso acenando para a câmera algumas vezes enquanto realiza uma benção. As imagens foram tratadas e coloridas digitalmente para melhor visualização. Confira:
Como foi o papado de Leão XIII?
Eleito Papa no dia 20 de fevereiro de 1878, Leão XIII permaneceu na função durante 25 anos, até sua morte em julho de 1903. Por conta de seu tempo como pontífice, ele teve o quarto reinado mais longo dentre todos os Papas, atrás apenas de Pedro, o Apóstolo, Pio IX (seu predecessor) e João Paulo II.
Conhecido como o “Papa dos operários”, Leão XIII fez importantes mudanças na postura do Vaticano diante das transformações políticas e sociais que estavam acontecendo durante o século XIX, incluindo a industrialização e o movimento operário.
Ao longo de seu mandato, Leão XIII sempre buscou renovar a vida intelectual e espiritual da Igreja. Ele chegou até mesmo a promover a abertura dos arquivos secretos do Vaticano para estudiosos e incentivou os estudos bíblicos com base em métodos científicos. Falecido aos 93 anos, ele é o segundo papa mais longevo da história, depois de Bento XVI.