Em 1996, estreou nos cinemas mundiais o filme “Independence Day” e rapidamente foi um grande sucesso, arrecadando cerca de US$ 817,5 milhões nas bilheterias em todo o mundo. O ator Will Smith foi um dos protagonistas da trama, e por isso, em 2016, quando foi lançado o segundo filme “Independence Day: O Ressurgimento”, os fãs da franquia queriam que ele estivesse presente, mas não foi isso que ocorreu.
Algum tempo depois, a atriz Vivica A. Fox, que participou de ambos os filmes, concedeu uma entrevista para AV Club e explicou os motivos de Will Smith não ter participado do segundo filme. Para ela, foi uma grande perda a ausência do astro na continuação e assumiu que “não achava que era bom” e que “não estava à altura do primeiro”.
“Eu realmente sinto que perdemos por não trazer Will Smith de volta. Tínhamos a maior parte do elenco original, mas acho que o verdadeiro elo que faltava para o sucesso de ‘Independence Day 2’ era que Will Smith não estava lá”, compartilhou Fox. “Vou ser sincera – eu estava na estreia e pensei ‘HMmm, vamos ver como os fãs vão se sentir sobre isso.’ E com certeza no Twitter, eles me explodiram.”
Ausência de Will Smith foi sentida em Independence Day: O Ressurgimento
Vivica A. Fox retornou para o segundo filme, para interpretar a mesma personagem, Jasmine Hiller, na qual foi esposa de Will Smith na primeira produção, que na época atuou como o piloto Steve Hiller. Quando Independence Day 2 estava sendo desenvolvido, Smith foi cotado para retornar, mas recusou a proposta depois de ter tido divergências salariais com a produção.
Diante disso, o personagem de Smith foi morto entre os filmes. Ainda assim, vários atores do elenco original voltaram, como Bill Pullman, Jeff Goldblum, Judd Hirsch e Brent Spiner, reprisando os seus respectivos papéis, enquanto Jessie T. Usher se juntou à sequência para interpretar o filho do casal de Fox e Smith.