O BTS é originário do gênero k-pop e se tornou dos maiores grupos musicais do mundo, se destacando com suas músicas que atingiram ao público jovem, com milhões de streaming. Nesta semana, a boyband sul-coreana teve todas as músicas retiradas do TikTok, fato que gerou curiosidade nos usuários da rede social chinesa.
A boyband BTS é cliente da empresa musical Universal Music Group, uma das maiores gravadoras do mundo, a qual entrou num embate com o TikTok e não renovou o contrato que libera as músicas de seus clientes para tocar livremente na rede social.
A Universal Music Group pressionou o TikTok sobre as compensações financeiras inapropriadas para artistas e compositores que fazem parte da gravadora, e, assim, não entraram em acordo para realizar a renovação dos direitos autorais dos músicos da UMG, além de outros assuntos debatidos.
A gravadora possui em seu catálogo os seguintes artistas, entre eles Taylor Swift, Justin Bieber, The Weeknd, Drake, Billie Eilish, Harry Styles, Bod Dylan e Adele.
TikTok declarou em comunicado sobre as alegações da UMG
Em um comunicado, o TikTok declarou em comunicado que as declarações da Universal Music Group sobre a plataforma ter proposto pagar aos artistas e compositores uma taxa que é uma “fração da taxa” e sem tentar construir algo justo, com pagamentos abaixo do que é merecido. Confira o comunicado da rede social chinesa:
“É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, diz a nota da plataforma chinesa. Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos.”