Por que Rita Lee foi expulsa dos Mutantes?
Rita Lee é uma das maiores artistas da música brasileira e mundial, sendo um dos grandes nomes do rock nacional. Além disso, a cantora fez história dentro dos Mutantes, uma das maiores bandas do Brasil. Entretanto, a parceria entre Rita e os Mutantes acabou sendo interrompida em 1972.
Em 1970 e 1971, os Mutantes lançaram dois álbuns icônicos para a música brasileira, e principalmente o rock progressivo. Com influência do tropicalismo, “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” de 1970 e “Jardim Elétrico” de 1971 conquistaram o público e marcaram o nome dos artistas Arnaldo Baptista, Rita Lee, Sérgio Dias, Dinho Leme e Liminha na história.
Porém, em 1972 um choque aconteceu: Rita Lee foi expulsa dos Mutantes. A verdade por trás desse acontecimento ficou escondida por muito tempo, mas em 1992, em entrevista a Bruna Lombardi, a cantora revelou os motivos de sua saída.
“Eu não voltaria aos Mutantes hoje em dia. Teve um final meio trágico, esquisito e injusto. A verdade é que éramos todos muito loucos. Tomávamos tudo, rolava de tudo. Muita gente pirava. Em um dado momento, precisamos confrontar isso com o Arnaldo Baptista. Ele ficou mal. Aconteceu um incidente em que ele pulou de uma janela e ficou vários meses em coma. Os Mutantes já tinham se dissolvido, mas tinha uma mágoa muito grande que não tinha sido resolvida”, revelou Rita.
Rita Lee conta como a ditadura militar brasileira influenciou nos Mutantes
“O grupo rompeu por vários motivos. O Gil e o Caetano tinham sido exilados. Nossos gurus tinham ido embora. Eu falei para nós fazermos nosso som. Afinal, eles tinham nos ensinado tudo. Ensinaram a compor em português, fazer arranjo, cantar o Brasil. Mas o pessoal da banda decidiu ir para outro lado. Decidiram fazer música progressiva tipo Yes, Emerson, Lake & Palmer. Eles eram ótimos músicos e eu era a intuitiva da coisa. Eu achava que podia tocar por intuição. Comprava meus tecladinhos e tudo. Mas aí não podia. Tinha que ser uma coisa mais técnica. Aí de repente eles me convidaram para me retirar dos Mutantes. Comigo, acho que saiu o humor”, destacou a atriz em entrevista Bruna Lombardi.
Cantora nunca entendeu sentimento do seu parceiro dos Mutantes
“Depois que os Mutantes terminaram, comecei meus próprios shows. Aí o Arnaldo aparecia na primeira fila e ficava fazendo sinal de negativo para mim. Dizendo que estava odiando. Ele me dinamitava. Eu já não tinha muita segurança. Ele tinha um lado louco. Eu não sabia até que ponto ele gostava de mim com uma obsessão ou se era uma competição. Nunca consegui ficar amiga dele como sou do Sérgio. O Arnaldo então ficou com as glórias dos Mutantes, o que não é justo”, finalizou Rita Lee.