Por que Oasis acabou? Entenda a polêmica briga entre os irmãos
O histórico de brigas entre os irmãos Liam e Noel Gallagher é longo. Os fundadores do Oasis notoriamente encerraram a banda em 2009 após um show em Paris e desde então vivem se alfinetando, vivendo uma verdadeira Guerra Fria familiar.
Sua decadência começou, de fato, em 2006, com uma briga acerca da linha de roupas de Liam. Ali, como bem destaca Noel, foi o início do fim. “Liam deu [peças de sua coleção] para todos da banda, não só para mim. Fui direto para a loja de caridade e deixei na porta da loja. Ele ficou maluco, e disse: ‘Se você não queria, porr*, deveria apenas ter dito que não queria, seu filho da put*’. As roupas estavam no manequim da loja da Barnardo’s um mês antes da linha ser lançada. Se a situação já estava difícil entre a gente, esse foi o começo do fim”, relembrou.
Porém, suas brigas não eram novidade. Liam constantemente mudava as letras de Noel, principal responsável pelas composições. Além disso, um incidente marcou o auge da sua carreira. Durante as gravações de (What’s the Story) Morning Glory?, em 1995, Liam convidou várias pessoas de um pub para ir ao estúdio enquanto Noel tentava trabalhar. O episódio acabou com Noel acertando a cabeça de Liam com um taco de críquete.
Nos anos seguintes, as brigas permaneceram sendo dignas de destaque, com o futuro da banda sendo constantemente posto em xeque.
Oasis: de 2009 para cá
Desde seu término, Liam e Noel concederam diversas declarações e dão a entender que não se falaram desde 2009, tendo encerrado, também, qualquer vínculo pessoal entre os dois.
Noel Gallagher montou o Noel Gallagher’s High Flying Bird, um grupo que possui uma sonoridade similar a do Oasis, combinando elementos mais modernos de rock. A banda lançou três álbuns – Noel Gallagher’s High Flying Birds (2011), Chasing Yesterday (2015) e Who Built the Moon? (2017) – e prepara o lançamento de Counting Skies para 2023.
Todas as músicas são escritas por Gallagher, que é acompanhando em turnê pelos ex-membros do Oasis, Gem Archer, Mike Rowe e Chris Sharrock, e por Russell Pritchard.
Já Liam montou a banda Beady Eye, também com ex-membros do Oasis, mas o grupo encerrou as atividades em 2014. Desde 2017, o músico lançou uma carreira solo e tem sido bastante elogiado com seus três álbuns, As You Were (2017), Why Me? Why Not (2019) e C’mon You Know (2022).