O ano de 2021 ficou eternamente marcado quando o “MonsterVerse” da Warner Bros. reuniu dois titãs para batalharem entre si, sendo eles o temível Godzilla e o poderoso Kong. Mas apesar do sucesso de Godzilla Vs. Kong, os fãs sempre quiseram saber de onde surgiu a rivalidade entre as criaturas.
Afinal, o filme de Adam Wingard não foi o primeiro confronto entre os gigantes em tela, uma vez que os dois já haviam se enfrentado em King Kong vs. Godzilla, de 1962, dirigido por Ishirō Honda. Mas conforme a mitologia do “MonsterVerse” cresceu, o verdadeiro motivo da disputa finalmente foi revelado.
Na história em quadrinhos de Greg Keyes e Drew Johnson, “Godzilla: Dominion“, que serve como prólogo do filme de 2021, é explicado que a rivalidade entre os titãs começou muito antes do surgimento de Kong, uma vez que Gozilla é uma criatura milenar, e que já houveram outros dele na Terra Oca.
Porém, sua espécie travou uma longa batalha contra outros seres da espécie de Kong, que com a ajuda dos MUTOs e do titã Shimu, conseguiram exterminar muitos dos familiares de Godzilla, o que fez com que o gigante radioativo se revoltasse, vendo em Kong uma potencial ameaça.
Inclusive, o Skar King, que aparece como vilão de Godzilla x Kong: O Novo Império, teve envolvimento direto no extermínio de outros Zillas. E quando o monstro percebe que até a espécie de Kong também foi afetada pelo vilão, é neste momento que sua aliança é reforçada.
Final de “Godzilla vs. Kong” de 1962 é totalmente diferente
Enquanto o filme de Adam Wingard termina com as criaturas se unindo para enfrentar um mal em comum, resultando na sequência que chegou aos cinemas este ano, o longa de Ishirō Honda tem um final bem menos animador para as duas criaturas.
Na trama, um empresário da indústria farmacêutica captura King Kong para usá-lo de cobaia para seus novos medicamentos, mas o gorila acaba se soltando e causando o terror. Até que ele encontra o Godzilla, e os titãs decidem se enfrentar.
No fim, os gigantes se enfrentam em uma floresta, e após diversos confrontos, os dois acabam caindo no mar. Kong consegue sobreviver e retorna para sua ilha, mas o paradeiro de Godzilla permanece desconhecido. O filme original não está disponível para streaming. Assista ao trailer: