Com os desenvolvimentos dos serviços de streamings e os estúdios tentando ter cada vez mais autonomia sobre as suas produções ou querendo firmar parcerias bilionárias, chegou a vez da Lionsgate e Starz se separarem. O anúncio ocorreu em 22 de dezembro e um dos principais motivos destacados pelo responsável, foi a questão da valorização que as plataformas possuem de forma independente.
Durante um comunicado feito de forma conjunta, Jon Feitheimer, CEO da Lionsgate, e Michael Burns, vice-presidente da empresa, disse que “essa transação cria uma das mais valiosas plataformas independentes de puro conteúdo de entretenimento do mundo, com a habilidade de prover um aumento significativo de valor para nossos acionistas.”
Entenda melhor o que significa a separação da Lionsgate da Starz
Juntos, os dois estúdios foram responsáveis por franquias importantes e produziram filmes de “Jogos Vorazes”, “John Wick”, entre outros sucessos. Além das produções cinematográficas, a Lionsgate e Starz, englobam também canais de TV e serviços de streaming com 28 milhões de assinantes.
Para se separarem, a Lionsgate usou um acordo SPAC (sigla em inglês para aquisição de empresa com propósito especial). Através disso, foi criada uma nova empresa, a Screaming Eagle Acquisition Corp, uma empresa de “cheque em branco”, para que fosse possível efetuar a “compra e venda” dos estúdios da Lionsgate, que inclui as produções de televisão e cinema do grupo.
Com essa nova empresa, o grupo será chamado Lionsgate Studios Corp. e poderá continuar produzindo os filmes e séries que já produzia anteriormente, como no caso de “Party Down”, “Ponto Cego” e “O Continental”. Separada da Starz, a Lionsgate poderá explorar ainda mais o universo dos streamings, um movimento crescente em Hollywood, como vimos com a Warner Bros. Discovery, que também se fundiu.
Em maio de 2023, foi estimado pela Rosenblatt Securitires que a biblioteca da Lionsgate valia cerca de US$ 5.2 bilhões, mostrando a força que o estúdio tem no mundo do entretenimento. É importante ressaltar que com essa separação, será o fim do streaming Lionsgate+, e ao que tudo indica, a Lionsgate parece estar buscando ser adquirida por um grande estúdio de Hollywood ou empresa de tecnologia.