Por que Avatar 2 demorou para ser lançado?

Avatar 2: Caminho da Água chega aos cinemas nesta semana, com grandes expectativas de bilheteria, pela superprodução mais uma vez dirigida por James Cameron. O reino de Pandora retorna às telonas depois de 13 anos, com mais efeitos 3D, prometendo uma nova experiência de imersão dentro do longa, assim como o primeiro filme fez.

Revolucionando o formato dos cinemas com efeitos especiais, Cameron trabalha na construção do filme e da história desde 1994. Há quase 30 anos à frente da produção, com “Avatar” recebeu três estatuetas do Oscar de 2010, de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais. Com o novo longa, também tem chances de concorrer novamente ao prêmio da academia, além de já ter sido indicado ao Globo de Ouro 2023.

Treze anos para o lançamento de Avatar 2

Um dos principais questionamento para James Cameron, foi sobre a demora e a necessidade de tantos anos para o próximo filme. O diretor revelou que um dos motivos foi de que, ao invés de produzirem um único roteiro, fizeram quatro, indicado as possíveis continuações.

“A primeira coisa que levou tempo foi escrever quatro roteiros. Não podíamos simplesmente escrever um e dizer: ‘”‘Ok, estamos satisfeitos’”‘. Tivemos que escrever todos os quatro. Por que isso era importante? Várias razões. Primeiro, queríamos que nossos atores soubessem para onde seus personagens vão, porque as decisões que eles tomam no início terão impacto nas decisões posteriores”.

Em entrevista para a revista Empire, o diretor também falou sobre o tempo de duração do longa. Avatar 2 terá 3h10m e, para Camaron, isso não é um problema, uma vez que as pessoas costumam maratonar séries e ficarem mais de oito horas vendo televisão. 

“Eu não quero ninguém reclamando sobre a duração do filme, quando se sentam e maratonam na TV por oito horas. Eu quase posso até escrever essa parte da crítica. O filme agonizantemente longo de três horas’”, respondeu em tom irônico. 

Alta expectativa de bilheteria 

James Cameron já havia falado sobre sua preocupação com o retorno financeiro sobre Avatar 2. O segundo filme da franquia ficou tão caro que seu lançamento precisa ser o terceiro ou quarto filme de melhor bilheteria da história. Sem um número exato dos gastos, é estimado cerca de US$ 350 a 400 milhões para produção, correndo risco de ser o ‘pior negócio da história’.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.