Por que a franquia Indiana Jones tem tantos vilões nazistas?
Os fãs de Indiana Jones sabem que a franquia tem algumas marcas registradas: as cenas de ação bombásticas, as armadilhas, o humor sarcástico do herói e, é claro, os vilões nazistas. Em três dos cinco filmes, Indiana (Harrison Ford) precisa impedir que nazistas encontrem itens antigos. A premissa é baseada no conhecimento do senso comum de que Hitler era fascinado por objetos místicos.
Mas por que os nazistas aparecem tanto em Indiana Jones?
Steven Spielberg e George Lucas (Star Wars) se inspiraram nas famosas histórias em quadrinhos pulp. Feitas de um material mais barato, as narrativas de aventura, faroeste e ficção científica tiveram seu auge nos anos 30, durante a Grande Depressão nos Estados Unidos, e um dos vilões mais presentes nessa histórias eram justamente os nazistas (via Superinteressante). O fato de Steven Spielberg, diretor de quase todos os filmes, ser judeu também pode ter cooperado para a escolha.
Os nazistas são os vilões perfeitos para uma franquia como Indiana Jones, que se propõe a ser uma aventura simples de bem contra o mal, sem se aprofundar em dilemas morais e éticos.
Em entrevista ao IGN, o diretor do novo filme da saga, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, James Mangold (Logan), comentou o porquê dos nazistas voltarem como antagonistas no quinto filme,
“Eles fazem parte do personagem de Indiana Jones tanto quanto qualquer outro elemento com o qual estamos familiarizados”, afirmou. “Mas também acho que há um milhão de maneiras pelas quais isso é relevante até mesmo para o nosso mundo hoje, sejam eles chamados de uma coisa ou de outra, essas coisas não desaparecem. Esses grupos têm uma espécie de sonhos de ordem e dos velhos tempos e tentam retornar a eles. Então, senti que era familiar e relevante”.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que está sendo divulgado como a “aguardada parte final da amada franquia”, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.