Lançado em 2015, o filme “Por Aqui e Por Ali” trouxe como protagonista Robert Redford, ao lado de Nick Nolte, em uma produção divertida e baseada em fatos reais.
Na trama, acompanhamos Bill Bryson (Redford), um homem que viveu por duas décadas na Inglaterra e retorna aos Estados Unidos em plena terceira idade. Como fazia muitos anos que não estava no país, ele acredita que uma maneira de voltar a se reconectar com o local é fazendo uma trilha junto com antigo amigo do colégio pela Trilha dos Apalaches, que tem mais de três mil quilômetros. Durante esse percurso, a dupla irá enfrentar a natureza, vários personagens e a si mesmo.
Explicação e final de “Por Aqui e Por Ali”
Depois de passar um tempo caminhando, Bryson e Katz entram no Hundred Miles Wilderness, a seção mais brutal de todo o processo. Contudo, algo inesperado acontece, que é Katz se perder. Apesar de ser por pouco tempo, já que eles se encontram no dia seguinte, ambos tiveram uma noite agitada sozinhos.
Quando se reencontram, os dois estão muito assustados pois Katz passou por maus bocados e quase morreu de uma maneira horrível. Isso faz com que os dois percebam que não estavam tão preparados para aqui e serve como um lembrete para Bryson de que eles “não eram mais meninos” e sim dois velhos idiotas como eles não deveriam perder tempo em uma trilha tão longa.
Apesar de todas as adversidades, os dois conseguem concluir o trajeto e voltam para suas vidas normais. Bryson retorna a New Hampshire com intuito de escrever um novo livro sobre a experiência inédita, enquanto Katz retorna ao seu trabalho em Des Moines, feliz e sóbrio.