“Planeta dos Macacos” foi lançado em 2001, trazendo uma ficção científica sobre um planeta dominado por primatas, onde os seres humanos são seus subordinados. A trama foi dirigida por Tim Burton e protagonizada por Mark Wahlberg.
O filme acompanha Leo Davidson, um astronauta da Força Aérea dos Estados Unidos, no ano de 2029. Os macacos fazem parte do convívio humano, porém, com grandes contrastes. Inclusive, Davidson possui um parceiro chimpanzé chamado Péricles, que o acompanha nas missões pelo espaço.
Entretanto, um acidente ocorre com Leo Davidson e sua nave cai em um planeta em que os macacos lideram de forma autoritária e os seres humanos são escravizados e caçados. Leo é capturado e descobre como o sistema no local funciona, não aceitando as condições em que os humanos estavam. Ele trava uma rebelião, causando uma revolução social no planeta.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível assisti-lo na plataforma do Star+.
Mais informações de Planeta dos Macacos
Além do protagonista, o filme também conta no elenco com Tim Roth, Helena Bonham Carter, Michael Clarke Duncan, Paul Giamatti e Estella Warren. Vale ressaltar que o filme é um remake de uma produção de mesmo nome, lançada em 1968 e baseado na obra literária ‘La planète des singes’, de Pierre Boulle.
Apesar de a produção ter sido lançada na década de 2000, o filme era planejado desde 1988. Na época, o reboot teria direção de Adam Rifkin, mas seu projeto foi cancelado no início da pré-produção. Caso existisse, seria estrelado por Arnold Schwarzenegger, roteirizado por Terry Hayes e chamado de “Return of the Apes”, com produção de Oliver Stone, Don Murphy e Jane Hamsher.
No quesito premiação, Planeta dos Macacos (2001) foi indicado ao BAFTA 2002 (Reino Unido), na categoria de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem, Prêmio Saturno 2002 (EUA), nas categorias de Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor ator coadjuvante (Tim Roth) e Melhor atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), além de ter sido indicado ao Satellite Awards 2002 (EUA), também na categoria Melhor Figurino.