A franquia de Planeta dos Macacos começou em 1968 e é baseada no romance francês ‘La planète des singes’, escrito por Pierre Boulle. Ao todo, são nove filmes lançados entre séries, remakes e reboots da história. A saga é dividida entre uma série de cinco filmes, um remake de 2001 e a trilogia reiniciada em 2011.
“Planeta dos Macacos: a Origem” deu início novamente à franquia, sendo um reboot do primeiro filme lançado na década de 1960. As sagas possuem a mesma base da história, mas é preciso entender quando é possível acompanhar como César foi criado e como sua ascensão começou.
Divisão das franquias
Na primeira franquia (1968), um astronauta e sua tripulação acordam depois de muitos anos em hibernação e estão perdidos em um planeta onde macacos falam. Sem entender o que está acontecendo, eles também descobrem que os humanos agem como selvagens e não falam, causando uma confusão em suas mentes.
Já a trilogia contemporânea (2011) começou a história em uma ordem diferente, dando uma origem através de um experimento científico à evolução dos macacos. Assim, é possível ver como César se tornou tão poderoso.
Vale destacar que entre as sagas foi lançado o remake de Planeta dos Macacos (2001), com uma história semelhante ao filme de 1968, com algumas modificações de como o astronauta foi parar em um planeta dominado por macacos.
Cronologia dos filmes
- Planeta dos Macacos (1968);
- De Volta ao Planeta dos Macacos (1970);
- Fuga do Planeta dos Macacos (1971);
- A Conquista do Planeta dos Macacos (1972);
- Batalha do Planeta dos Macacos (1973);
- Planeta dos Macacos (2001);
- Planeta dos Macacos: A Origem (2011);
- Planeta dos Macacos: O Confronto (2014);
- Planeta dos Macacos: A Guerra (2017).