“Planeta dos Macacos: A Guerra” está na programação da Rede Globo, fechado na noite deste domingo (18), na sessão do Domingo Maior. O longa, é o último da sequência da trilogia “Planeta dos Macacos”, que começou em 2011. O primeiro filme foi dirigido por Rupert Wyatt e os outros dois por Matt Reeves.
Mas, a ideia de macacos com ações humanas foi criado há anos atrás, sendo um clássico que já existia desde a década de 60. O primeiro filme lançado foi “Planeta dos Macacos” de 1968, que acompanha um astronauta e sua tripulação, que acabam se perdendo no espaço e chegam ao planeta dominado por macacos falantes. Neste ambiente, os seres humanos agem como animais selvagens e são escravizados pelos macacos.
O sucesso do filme rendeu mais quatro longas da franquia, sendo todos lançados na década de 70. Somente em 2001, o diretor Tim Burton iria reviver a história, com o remake do filme original de 1968, estrelado por Mark Wahlberg e Helena Bonham Carter. A trilogia recente ressurge então em 2011, com uma história diferente e que conquistou o público.
Entenda a ordem da trilogia:
“Planeta dos Macacos: A Origem”
O primeiro longa lançado em 2011 e produzido por Rupert Wyatt, ignorou qualquer outra narrativa contada em outros filmes existentes. Um bebê chimpanzé, criado em laboratório é infectado por um vírus e sofre uma mutação genética e desenvolve inteligência e ações humanas. Um cientista decide cuidar dele e dar o nome de César, que cresce achando ser um membro da família, porém começa a se questionar se é parente ou um animal de estimação.
César acaba sendo enviado para um abrigo de macacos, após se envolver em uma confusão, onde recebe maus tratos, o que lhe faz enxergar como os humanos tratam os macacos de fato, gerando sentimento de revolta e vingança. Ele consegue roubar o vírus capaz de transformar os macacos em seres pensantes como os humanos e se expalham pela cidade.
“Planeta dos Macacos: O Confronto”
Dando sequência às ações de César, passam-se dez anos e uma praga mortal que gera um colapso na humanidade. A nação dos macacos cresce e chegam a 8 mil, sendo liderados por César. Um grupo de humanos sobreviventes entra em conflito com o exército de César, ambos tentando dominar a Terra.
O longa foi dirigido por Matt Reeves, foi lançado em 2014 e arrecadou US$ 700 milhões em bilheterias mundiais, e foi aclamado pela crítica, pelo enredo, atuação e efeitos visuais.
“Planeta dos Macacos: A Guerra”
Lançado em 2017, também dirigido por Matt Reeves, César e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra sangrenta contra os humanos, liderados por um coronel brutal. Muitos macacos morrem e César irá buscar vingança, colocando o resto da humanidade em risco.