Possivelmente a maior banda de rock psicodélico da história, o Pink Floyd acumula bons anos de carreira. Embora a banda não esteja mais realizando turnês desde 2014 – com raras exceções -, muitos de seus membros seguem ativos e lotando arenas ao redor do mundo.
Com quase 60 anos de carreira, a banda já teve muitos membros, principalmente durante gravações e turnês, mas apenas cinco músicos são considerados parte oficial do Pink Floyd. São eles Syd Barrett, Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour.
Dentre esses cinco, todos são fundadores da banda, menos Gilmour, que ingressou em 1967, pouco antes da saída de Syd Barrett. A banda permaneceu ativa até 1995 e desde então fez apenas reuniões ocasionais.
60 anos depois, como estão os membros do Pink Floyd?
Syd Barrett
Fundador da banda e primeiro frontman, Barrett foi responsável por colocar o psicodélico junto ao Pink Floyd. O músico ficou apenas três anos na banda, sendo excluído em 1968 devido ao uso excessivo de drogas psicodélicas e por doenças mentais. Nos anos seguintes, a banda lançou diversas músicas para ele, como Wish You Were Here e Shine on You Crazy Diamond. Barrett morreu em 2006, vítima de um câncer pancreático.
Roger Waters
Baixista, vocalista, guitarrista e de tudo um pouco, Roger Waters manteve-se na banda durante vinte dos seus trinta anos originais e se reuniu em 2005 com os demais membros vivos. Desde então, não retornou para o Pink Floyd devido a problemas com os outros membros. Waters segue fazendo turnês ao redor do mundo, sempre em tom de protesto, e trazendo os maiores sucessos de sua ex-banda.
Richard Wright
Amigo de infância de Waters e Nick Mason, o tecladista Richard Wright esteve presente em praticamente todos os lançamentos do Pink Floyd. De 1965 a 1981, época de maior sucesso da banda, Wright atuou com o tecladista, compositor e vocalista, mas deixou o Pink Floyd após a turnê de The Wall, retornando ocasionalmente como um músico de estúdio e depois em definitivo para o Division Bell, em 1994. Wright faleceu em 2008, vítima de um câncer de pulmão.
Nick Mason
O último dos membros fundadores é Nick Mason. O baterista é o único músico a nunca deixar a banda, estando presente em todas as gravações e turnês. Desde 1994, ano em que o Pink Floyd acabou pela primeira vez, Mason participou das reuniões em 2005, 2007, 2013 e 2022. Em 2018, fundou a Nick Mason’s Saucerful of Secrets, banda que toca as músicas do início da carreira do Pink Floyd.
David Gilmour
Por último, o único membro que não fundou o Pink Floyd, mas que certamente moldou o som da banda durante a década de 70. Guitarrista, vocalista e líder após a saída de Syd Barrett, Gilmour trouxe um som icônico para as guitarras da banda. Após a saída de Waters em 1985, tornou-se o líder solo da banda, lançando mais três álbuns. Enquanto Roger Waters passou a fazer turnês com seu nome no título, David Gilmour manteve a alcunha de Pink Floyd durante anos. Assim como seu ex-colega de banda, o guitarrista segue lotando estádios por onde passa.