Pilotos de Combate é uma história real? Filme faz sucesso na Netflix
Depois de “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução” (2022), temos outro hit de Bollywood na Netflix. Recém-chegado ao catálogo da vermelhinha, “Pilotos de Combate” (2024) tem feito sucesso no streaming. Segundo o FlixPatrol, ele é atualmente o quarto filme mais visto na plataforma no mundo.
O filme acompanha um grupo de pilotos da Forças Armadas Indianas, que se unem em um grupo de elite chamado Air Dragons para enfrentarem uma série de ameaças externas ao seu país. Com essa história, é fácil entender como o filme ganhou o apelido de “Top Gun indiano”.
Dirigido por Siddharth Anand (“Missão Índia”), o longa conta com nomes como Hrithik Roshan (“Guerra”), Deepika Padukone (“xXx: Reativado”), Anil Kapoor (“Quem Quer Ser um Milionário?”), Karan Singh Grover (“Dangerous”) e Akshay Oberoi (“Love Hostel”).
Apesar do sucesso entre o público, “Pilotos de Combate” não foi tão bem recebido pela crítica. No Rotten Tomatoes, o longa indiano conta com apenas 35% de aprovação da crítica. Entre o público, o índice sobe para 89%.
Os principais elogios para a produção são em relação as suas sequências impressionantes de ação e ao seu valor escapista. Porém, mesmo as resenhas positivas destacam que é um filme clichê e excessivamente sentimentalista e patriota.
“Pilotos de Combate” é baseado em uma história real?
A história do filme é ficcional, mas ela foi influenciada por eventos reais: o conflito entre a Índia e o Paquistão que escalou para vários ataques militares em 2019. Os países disputam o controle da região da Caxemira, povoada por uma maioria muçulmana, desde 1947.
“A crise começou após um atentado suicida na Caxemira indiana no qual pelo menos 40 paramilitares indianos foram mortos em 14 de fevereiro, provocando uma onda de rejeição na Índia. O ataque foi reivindicado pelo grupo islamita Jaish e Mohammed (JeM), com base no Paquistão”, explica matéria da Istoé da época. A Índia respondeu com um ataque áereo no Paquistão, no que seria um grupo de treinamento do JeM.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.