Criado em 1940, o personagem Pica-Pau é considerado uma das figuras mais emblemátias e antigas do universo dos desenho, fanzendo parte da infância de diversas gerações. No Brasil, o desenho marcou a infância de muitas crianças quando era exibido no SBT, mas inicialmente, sua transmissão começou na extinta TV Tupi, logo após a sua inauguração, em 1950. Na época, não havia dublagem, pois isso começou a ocorrer somente em 1957.
Em 1981, o SBT ficou com os direitos autorais até 2002, quando a Rede Globo decidiu investir na produção animada e levá-la para sua programação em 2003, fazendo parte da TV Globinho. Em 2006, foi a vez da Record TV se envolver na história e fechar um acordo com a Universal Pictures para exibir o “O Novo Show do Pica-Pau”, trazendo uma versão diferente da animação. De lá pra cá, várias versões foram desenvolvidas do Pica-Pau, e por isso, existem várias formas de assistí-lo.
Saiba onde assistir Pica-Pau
Em fevereiro deste ano a Record renovou a sua licença com o estúdio norte-americano para continuar exibindo o desenho na sua programação. A emissora informou que fechou o contrato para ter os direitos de exibição até janeiro de 2026. No entanto, existem outras formas de ver a animação. É possível encontrar temporadas na plataforma do Globoplay e episódios completos no Youtube, de forma gratuita.
Criado por Walter Lantz e distribuído pela Universal Pictures, o personagem é considerado antropomórfico (animal com corpo e características humanas). Durante os anos, foi possível ver modificações nas suas características, passando pela versão “Maluco” para as mais digitalizadas. Uma curiosidade interessante sobre o personagem, é que o Pica-Pau é um dos poucos desenhos animados que possui uma estrela na Calçada da Fama.