A Netflix não poderia ter escolhido melhor hora para lançar o novo especial de Chris Rock. Intitulado Chris Rock: Indignação Seletiva, a performance de comédia do humorista chegou ao streaming no dia 5 de março com uma transmissão ao vivo, apenas uma semana antes da entrega do Oscar.
Porém, desde que foi disponibilizado na plataforma, uma de suas piadas foi editada pela Netflix. Como esperado, a piada envolvia Will Smith e sua esposa, Jada, ambos envolvidos na polêmica do último Oscar, que resultou em um tapa na cara de Chris Rock.
Chris Rock: como foi a piada alterada pela Netflix?
Nos minutos finais de Indignação Coletiva, Rock fez uma piada sobre a premiação do Oscar de 2016, a qual foi convidado para apresentar. Durante a piada, o humorista errou a entrega, porém, alguns espectadores ficaram em dúvida se o erro não foi proposital.
Após falar sobre Will Smith, Chris Rock citou Jada. “Anos atrás, sua esposa disse que eu não deveria apresentar o Oscar. Eu não deveria apresentar porque seu homem não foi indicado por Emancipation (Emancipação, no Brasil), a maior merd* da história!”, disse Rock para a audiência ao vivo em Baltimore, Maryland. “Não, não Emancipation, estraguei a piada.”
De acordo com o The Hollywood Reporter, a Netflix retirou o momento da gravação e realizou uma correção. No lugar de Emancipation (Emancipação), o ator citou o filme Concussion (Um Homem Entre Gigantes, no título em português).
Em 2016, o Oscar foi boicotado por diversas figuras importantes de Hollywood em alusão à campanha Oscar So White, destacando a ausência de diversidade racial na premiação. Entre os boicotadores, estavam os Smiths.