Em 2016, o filme “Rainha de Katwe” estreou nos cinemas, trazendo a história emocionante de Phiona Mutesi, uma jovem de Uganda que tinha o sonho de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.
Produzido pela Walt Disney Pictures e ESPN Films, o filme foi dirigido por Mira Nair, com roteiro de William Wheeler. O longa teve como base, o livro “The Queen of Katwe: A Story of Life, Chess, and One Extraordinary Girl’s Dream of Becoming a Grandmaster”, de Tim Crothers.
Estrelado por Madina Nalwanga, a produção cinematográfica contou a história de Phiona, uma xadrezista ugandesa nascida na periferia da cidade de Katwe, que tornou-se uma Candidata a Mestre após seus desempenhos nas Olimpíadas de Xadrez.
Como está Phiona Mutesi atualmente?
A história de Phiona começou em 2004, quando o treinador Robert Katende no bairro de Katwe, em Kampala, enxergou que a jovem tinha um dom para o xadrez diferenciado. Assim, investiu seu tempo em ensiná-la e a levou para vários campeonatos pelo país, fazendo com que Phiona torna-se a campeã que é hoje.
Em 2021, Phiona Mutesi se formou na universidade Northwest University, perto de Seattle (EUA), concluindo o bacharelado em artes e administração. Atualmente trabalha na Microsoft, com intuito de mudar de área futuramente. Já seu ex-treinador, Robert Katende, tornou-se Diretor Executivo da SOM e foi recentemente nomeado Professor Certificado de Xadrez na Educação pela Federação Mundial de Xadrez (FIDE), a única pessoa na África Central e Oriental.