A vinda de Michael Jackson ao Brasil para a gravação de seu clipe da música “They Don’t Care About Us”, dirigido por Spike Lee, tornou-se algo folclórico para o país. Mas, diferente do que se espera, tendo em vista o tamanho do sucesso do cantor, a gravação não foi um processo fácil.
A música por si só foi uma das mais polêmicas de toda a carreira de Jackson. Acusado de fazer apologia ao antissemitismo pelos jornais, Michael alegou que não tinha a intenção de ferir ninguém e regravou a música, que é um hino contra as injustiças sociais. Além disso, durante as gravações do clipe, Lee e Jackson enfrentaram desde autoridades políticas da época a personalidades da mídia para que pudessem finalmente conseguir produzir o videoclipe.
Os políticos da época não queriam que o vídeo fosse gravado, pois temiam que denunciasse a pobreza dos locais e as falhas dos governos, prejudicando a imagem do país que estava concorrendo a sede das Olimpíadas de 2004.
Com isso, o secretário estadual da época, Ronaldo Cezar Coelho, pediu ao Ministério das Relações Exteriores que negasse o visto de MJ e Lee, e contou com o apoio de figuras como o falecido jogador de futebol Pelé. Na época, o cineasta destacou que o ex-jogador não era um grande representante político.
“Ele pode ser o maior jogador de futebol do mundo, mas certamente não é o melhor político”, comentou Spike Lee.
Além disso, autoridades do estado do Rio temiam que imagens de pobreza pudessem afetar o turismo local, dificultando ainda mais a produção do videoclipe. Outro ponto polêmico foi a negociação de Spike Lee com os traficantes no Morro Dona Marta para garantir a segurança do astro.
Enfrentando todas as adversidades, que incluem desde um emaranhado político a opiniões desagradáveis, a gravação do videoclipe foi concluída com sucesso e ele foi lançado no ano de 1995.
“They Don’t Care About Us”: sucesso absoluto de Michael Jackson
Apesar das dificuldades, o clipe de Michael Jackson se tornou um dos grandes destaques de sua carreira, além de ter sido reconhecido como um impulso no desenvolvimento social das comunidades, trazendo visibilidade para os locais.
Além disso, o lançamento do clipe impulsionou o sucesso do grupo Olodum, o grupo de percussão que aparece nas cenas em Salvador. O interesse da mídia em torno do videoclipe expôs o Olodum a 140 países ao redor do mundo, trazendo fama mundial e maior credibilidade no Brasil.
Recentemente, o clipe de “They Don’t Care About Us” atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações, tornando-se o segundo mais assistido do cantor, atrás apenas de “Billie Jean”, que conta com 1,3 bilhões. Assista ao vídeo abaixo: