Pedro Páramo é baseado em história real? Juan Preciado existiu?

Novidade do catálogo da Netflix, o filme Pedro Páramo estava entre os lançamentos mais aguardados do ano na plataforma. Dirigido por Rodrigo Prieto, que é conhecido por seu trabalho como diretor de fotografia de filmes como O Lobo de Wall Street, o longa estava em desenvolvimento desde 2021.

Além disso, a produção ainda conta com um elenco de peso, e traz para as telas uma história importante para a América Latina, abordando uma série reflexão sobre o passado do México, especialmente no contexto da Revolução Mexicana e da Guerra Cristera.

Justamente por isso, muitas pessoas acreditam que apesar de seus elementos surreais, a história de Pedro Páramo é baseada em fatos, o que não é a realidade. Na verdade, o longa é inspirado no famoso romance homônimo de 1955 escrito por Juan Rulfo.

Considerada uma peça importante da cultura latino-americana, Pedro Páramo foi o único trabalho na carreira de Rulfo, mas está entre os grandes clássicos da literatura mundial. Isso porque o livro é um verdadeiro marco do realismo mágico do México.

Unindo estes elementos com importantes críticas sociais, Pedro Páramo se tornou uma obra de prestígio entre os críticos, além de servir de inspiração para diversos escritores. E o filme de Prieto traz uma visão pessoal e intimista ao adaptar o romance, pois o cineasta revelou ter uma conexão pessoal com a obra.

Mais sobre Pedro Páramo: trama e elenco do filme

Quando sua mãe morre, Juan Preciado decide que vai cumprir a promessa de encontar Pedro Páramo, seu pai. Ele então embarca em uma jornada para encontrar a vila de Comala, onde acaba fazendo descobertas obscuras sobre seu passado.

Isso porque, na realidade, Comala atualmente é uma cidade fantasma, que é habitada por espíritos que viveram no local. Quanto mais Juan investiga, mais ele descobre a culpa de seu pai, que foi um poderoso “coronel” local, em tudo o que aconteceu na vila.

O elenco do filme conta com nomes como Manuel Garcia-Rulfo, Tenoch Huerta, Dolores Heredia, Ilse Salas, Héctor Kotsifakis, Mayra Batalla, Roberto Sosa, Giovana Zacarías, Ishbel Bautista, Noé Hernández, entre outros. Pedro Páramo é uma produção exclusiva da Netflix. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.